ESTUDOS DA ATIVIDADE ANTIOXIDANTE DE EXTRATOS ORGÂNICOS OBTIDOS DE FOLHAS DA Jatrofha gossypifolia L.

Autores

  • Juciely Moreti dos Reis Unidade Estadual de Mato Grosso do Sul -Unidade de Naviraí-MS

Resumo

O presente projeto visa o estudo de óleos essenciais da planta do cerrado e pantanal do estado de Mato Grosso do Sul, Jatrofha gossypifolia L. Destilação por arraste a vapor das folhas da planta foi utilizada na extração e pré-concentração dos óleos essenciais obtendo-se um rendimento de 0,0365 %. Na busca pelos princípios ativos da planta, realizaram-se partições da parte aquosa utilizada na hidrodestilação com hexano, clorofórmio e acetato de etila. Os extratos obtidos foram submetidos a ensaios de atividades antioxidantes quantitativo frente ao DPPH, caracterizado como um ensaio espectrométrico, que visa encontrar substâncias que inibam a formação de radicais livres. A fração hexânica e clorofórmica foram as que apresentaram melhores resultados antioxidantes com percentuais acima de 80 %. O estudo de plantas medicinais possibilita a descoberta de novos compostos que podem ser promissores no combate a doenças oxidativas.

Biografia do Autor

Juciely Moreti dos Reis, Unidade Estadual de Mato Grosso do Sul -Unidade de Naviraí-MS

Acadêmica do 3º ano do Curso de Licenciatura em Química da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul, Naviraí-MS. Atualmente sou Bolsista (PIBIC) com o projeto "Estudo da Microextração em Fase Sólida dos compostos voláteis em óleos essenciais em plantas medicinais e aromáticas do Cerrado e Pantanal de Mato Grosso do Sul". 

Downloads

Publicado

2015-10-21

Como Citar

dos Reis, J. M. (2015). ESTUDOS DA ATIVIDADE ANTIOXIDANTE DE EXTRATOS ORGÂNICOS OBTIDOS DE FOLHAS DA Jatrofha gossypifolia L. ANAIS DO ENIC, 1(3). Recuperado de https://anaisonline.uems.br/index.php/enic/article/view/1516

Edição

Seção

CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA