Estudo da Eficiência de Conversão de Energia Elétrica em Energia Mecânica de um Ventilador de Teto

Autores

  • Hélio Renato Fagundes Rossato Universidade Federal da Grande Dourados - UFGD
  • Robson Leal da Silva Universidade Federal da Grande Dourados - UFGD

Resumo

Este trabalho visa determinar a eficiência no processo de conversão da energia elétrica em energia mecânica, movimento rotativo do eixo de um ventilador de teto. É apresentada a metodologia utilizada para os ensaios experimentais para obtenção das grandezas primárias para determinação da potência mecânica (rotação e torque / força peso) e potência elétrica ativa (fator de potência elétrica, tensão e corrente elétricas). Os resultados obtidos indicam, em função das velocidades do ventilador, a eficiência energética referente à conversão da energia e curvas características para máquinas de fluxo rotativas.

Biografia do Autor

Hélio Renato Fagundes Rossato, Universidade Federal da Grande Dourados - UFGD

Acadêmico da I turma do curso de Engenharia de Energia da Universidade Federal de Grande Dourdos.

Robson Leal da Silva, Universidade Federal da Grande Dourados - UFGD

Possui graduação em Engenharia Mecânica (FEI, 1995), mestrado e doutorado (ITA, 1999 e 2007) em Engenharia Aeronáutica e Mecânica na área de Energia. Também possui graduação/licenciatura plena em Matemática e Física (UCB, 2007); especialização (Lato Sensu) em Eng. Segurança do Trabalho (UNITAU,2001) e em Georreferenciamento de Imóveis Rurais (FEAP,2005). Atualmente é Prof. Adjunto II e pesquisador da FAEN - Faculdade de Engenharia da UFGD - Universidade Federal da Grande Dourados, atuando no curso de Engenharia de Energia (coordenador do curso no período 2009-2010). É revisor de periódico científicos (Revista Produção Online, desde 2005; JBSMSE e AGRARIAN, desde 2008). Consultor Ad-hoc de FAPs (FUNDECT e FAPEMIG). Realiza esporadicamente atividades técnicas (Leste Engenharia e Topografia, desde 1995), é membro Sênior da ABCM (desde 1997). Atuou como engenheiro de desenvolvimento do produto na EMBRAER durante 11 anos, professor do ensino médio/profissionalizante (2000-2002). Tem experiência na área de Engenharia Mecânica, com ênfase em Energia, Engenharia Térmica e de Fluidos. Dentre as linhas de P,D&I encontram-se os seguintes temas: Energias Renováveis (Eólica, Solar, Biomassa Residual/Biogás/Biocombustíveis líquidos, Hidráulica/Hidríca e afins); Energia - Fenômenos de Transporte (Mecânica dos Fluidos, Transferência de Calor e Termodinâmica); Métodos Numéricos e Experimentais; Motores e Turbo-Máquinas; Eficiência Energética de Máquinas e Equipamentos; Modelagem e Simulação Numérica na Agroindústria; Reciclagem. Além dos temas: Modelamento de Fenomenos Físicos e de Sistemas Térmicos, Mecânica dos Sólidos e Aplicação da Engenharia/Física/Matemática nas atividades humanas. Como profissional liberal (CREA e Perito Judicial) realizou diversos trabalhos técnicos na área de Eng. Mecânica e de Segurança do Trabalho.

Downloads

Publicado

2015-10-21

Como Citar

Fagundes Rossato, H. R., & da Silva, R. L. (2015). Estudo da Eficiência de Conversão de Energia Elétrica em Energia Mecânica de um Ventilador de Teto. ANAIS DO ENIC, 1(3). Recuperado de https://anaisonline.uems.br/index.php/enic/article/view/1500

Edição

Seção

CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA