EMPRESA FAMILIAR E PROCESSO SUCESSÓRIO: ESTUDO DE CASO NA EMPRESA SCANVEL PEÇAS E ACESSÓRIOS LTDA.

Autores

  • Juliana Mayumi Nishi Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul
  • Carlos Otávio Zamberlan Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul
  • Luciano Shin-Iti Nishi Universidade Federal da Grande Dourados

Resumo

A sucessão familiar nas organizações pode ser considerada um processo delicado porque podem surgir conflitos que, muitas vezes se não administrados, tornam-se barreiras ou empecilhos para seu desenvolvimento. Este trabalho, caracterizado por ser um estudo de caso descritivo, qualitativo onde o levantamento e análise dos dados foram realizados por meio de entrevistas, investigação e observação por um método etnográfico, tem por objetivo investigar o processo sucessório em uma empresa administrada pela primeira geração que enfrenta mudanças organizacionais focando obter controle, gestão, qualidade e planejamento estratégico mantendo seus valores e criando possíveis sucessores aptos para a sua sobrevivência. Concluiu-se que o papel desempenhado pelos fundadores no preparo da família é fundamental e que o prosseguimento, o treinamento e a experiência profissional do sucessor são fatores que podem afetar a cultura organizacional de uma empresa familiar no tocante progresso como também na manutenção de seu nome e de sua continuidade.  

Biografia do Autor

Juliana Mayumi Nishi, Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul

Graduada em Turismo com ênfase em amientes naturais UEMS - unidade Dourados.Graduanda em Administração de Empresas - UEMS - unidade de Ponta Porã.

Carlos Otávio Zamberlan, Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul

Professor Doutor do curso de Administração, Ciências Econômicas e Ciências Contábeis da UEMS, Unidade de Ponta Porã

Luciano Shin-Iti Nishi, Universidade Federal da Grande Dourados

Graduado do Curso de Administração de empresas da Universidade Federal da Grande Dourados

Downloads

Publicado

2015-10-21

Como Citar

Nishi, J. M., Zamberlan, C. O., & Nishi, L. S.-I. (2015). EMPRESA FAMILIAR E PROCESSO SUCESSÓRIO: ESTUDO DE CASO NA EMPRESA SCANVEL PEÇAS E ACESSÓRIOS LTDA. ANAIS DO ENIC, 1(3). Recuperado de https://anaisonline.uems.br/index.php/enic/article/view/1490

Edição

Seção

CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS APLICADAS