Do conto ao “hiperconto”: “transcriando” a história de Chapeuzinho Vermelho para hipertexto.

Autores

  • Lilian Ezequiel Couto UEMS

Resumo

RESUMO

 

Com o advento das tecnologias digitais, o texto impresso migrou do papel para as redes digitais e adquiriu um novo formato, o hipertexto digital, permitindo, dentre outros, fundir Literatura e Internet, – uma imbricação inovadora que usa as ferramentas digitais para revolucionar o próprio modo ficcional de narrar.  Essa narrativa hipertextual (hiperconto), entretanto, exige de seus autores novas competências e habilidades de textualização. O objetivo deste Subprojeto é experimentar, analisar e discutir uma das metodologias de ensino do hipertexto, a retextualização digital, colocando em prática propostas teóricas de alguns dos estudiosos do assunto. O que se espera é um melhor conhecimento do processo de produção de uma narrativa hipertextual, com a finalidade de aplicar esse saber às ações escolares de letramento digital, tanto na produção quanto na fruição da ciberliteratura.

Downloads

Publicado

2015-10-21

Como Citar

Couto, L. E. (2015). Do conto ao “hiperconto”: “transcriando” a história de Chapeuzinho Vermelho para hipertexto. ANAIS DO ENIC, 1(3). Recuperado de https://anaisonline.uems.br/index.php/enic/article/view/1484

Edição

Seção

LINGUÍSTICA LETRAS E ARTES