DESCRIÇÃO CARIOTÍPICA DE EXEMPLARES DO GÊNERO DE RIVULUS (RIVULIDAE, CYPRIDODONTIFORMES) DOS AFLUENTES DO RIO TAQUARI, MUNICÍPIO DE COXIM, MS.

Autores

  • Milena Iahn Gonzalez Universidade Estadual do Mato Grosso do Sul

Resumo

 Os peixes da família Rivulidae (Cyprinodontiformes) constituem um grupo de peixes de tamanho pequeno e que apresentam algumas características ecológicas peculiares, especialmente quando em um ambiente importante como o pantanal Sul-matogrossense. São peixes anuais que habitam ambientes lênticos, particularmente poças e charcos temporários, os ovos que ficam envolvidos pela lama do fundo só irão eclodir na estação das chuvas seguinte. Devido ao seu colorido bastante exuberante, comportamento dócil e formas variadas, são alvos fáceis para aquariofilia e biopirataria, onde algumas espécies já estão em vias de extinção pela lista do IBAMA (Instrução Normativa nº 5 de 21 de maio de 2004). Estes ainda apresentam grande capacidade de dispersão, se movendo fora da água quando as condições ambientais se tornam adversas possibilitando assim, colonizar e atuar em diferentes ambientes aquáticos. Na região do Pantanal poucos são os trabalhos citogenéticos na família Rivulidae. Tendo em vista a falta de dados citogenéticos e sabendo-se a importância ecológica dos peixes da ordem Cyprinodontiformes em um bioma como o Pantanal o presente trabalho visou descrever o cariótipo de exemplares do gênero Rivulus de alguns afluentes do Rio Taquari, município de Coxim, MS. Foram analisados 21 exemplares de Rivulus punctatus coletados na nascente do Corrégo Criminoso, sendo 7 machos e 13 fêmeas. Para todos os exemplares analisados foi encontrado número diplóide 2n=46 cromossomos com fórmula cariotípica caracterizado pela ausência de cromossomos metacêntricos, o cariótipo é basicamente composto por cromossomos subtelo e acrocêntrico: oito pares de cromossomos submetacêntricos, sete subtelo e oito acrocêntricos.

Downloads

Publicado

2015-10-21

Como Citar

Gonzalez, M. I. (2015). DESCRIÇÃO CARIOTÍPICA DE EXEMPLARES DO GÊNERO DE RIVULUS (RIVULIDAE, CYPRIDODONTIFORMES) DOS AFLUENTES DO RIO TAQUARI, MUNICÍPIO DE COXIM, MS. ANAIS DO ENIC, 1(3). Recuperado de https://anaisonline.uems.br/index.php/enic/article/view/1475

Edição

Seção

CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E DA SAÚDE