CRESCIMENTO INICIAL DE AMENDOIM DO CAMPO INOCULADO COM FUNGOS MICORRÍZICOS ARBUSCULARES

Autores

  • Tamara Izabel Andrade Payá Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS)
  • Jolimar Antonio Schiavo Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul

Resumo

A inoculação de fungos micorrízicos arbusculares (FMAs) em mudas utilizadas para revegetação de solos degradados é uma técnica que auxilia nos seus processos de recuperação. O amendoim do campo (Pterogyne nitens), pertencente à família Fabaceae, ocorre ocasionalmente no Cerrado, apresentando rusticidade e rapidez no crescimento e com potencial para ser utilizado em plantios mistos em áreas degradadas de preservação permanente. O objetivo deste trabalho foi avaliar a altura, diâmetro e dependência micorrízica da espécie P. nitens bem como o efeito dos FMAs no crescimento e absorção de N e P. O experimento foi realizado em vasos plásticos com delineamento experimental de blocos ao acaso em esquema fatorial 5 x 3, sendo avaliados os fatores doses de fósforo (0, 50, 100, 200 e 400 mg kg-1) e presença de FMAs (Gigaspora margarita e população nativa provenientes da rizosfera de plantas de amendoim do campo) e a ausência de FMAs. De maneira geral, os FMAs nativo e G. margarita proporcionaram aumentos significativos na altura e no diâmetro das plantas comparadas com o tratamento sem inoculação. A colonização micorrízica esteve presente em todos os tratamentos, mas com maiores porcentagens no tratamento G. margarita, os pesos da matéria seca (MS) apresentaram-se de formas significantes conforme as alturas e diâmetros das plantas. O teor e conteúdo de N e P apresentaram bons resultados.

Biografia do Autor

Tamara Izabel Andrade Payá, Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS)

Tamara I. A. Payá, estudante de Engenhria Florestal pela Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul, atuando com o projeto de iniciação científica na aréa de microbiologia e bioquimica do solo.

Downloads

Publicado

2015-10-21

Como Citar

Andrade Payá, T. I., & Schiavo, J. A. (2015). CRESCIMENTO INICIAL DE AMENDOIM DO CAMPO INOCULADO COM FUNGOS MICORRÍZICOS ARBUSCULARES. ANAIS DO ENIC, 1(3). Recuperado de https://anaisonline.uems.br/index.php/enic/article/view/1469

Edição

Seção

CIÊNCIAS AGRÁRIAS

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 > >>