AVALIAÇÃO DA COMPOSIÇÃO QUÍMICA DE OVOS MARRONS: INFLUÊNCIA DA IDADE DA POEDEIRA E DO PERÍODO DE ESTOCAGEM

Autores

  • Natália Ramos Batista Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul
  • Elis Regina de Moraes Garcia UEMS/Aquidauana

Resumo

Com o objetivo de avaliar o efeito do período de estocagem sobre a porcentagem de sólidos totais e a composição química de ovos de poedeiras semipesadas com diferentes idades, utilizou-se 72 ovos de aves da linhagem comercial Isa Brown com 31 e 45 semanas de idade. Adotou-se um delineamento inteiramente ao acaso em esquema fatorial 3x2 (três períodos de estocagem x duas idades da poedeira). Os ovos foram armazenados em um supermercado na cidade de Aquidauana-MS simulando as condições comerciais de estocagem sem refrigeração. As análises foram efetuadas nos ovos aos três, nove e quinze dias de armazenamento. As variáveis analisadas foram: porcentagem de sólidos totais (ST) e porcentagens de proteína bruta (PB), cinzas (CZ) e extrato etéreo (EE) dos ovos. A idade da ave influenciou (P<0,05) a porcentagem de PB dos ovos. O período de armazenamento influenciou negativamente (P<0,05) os valores de ST, PB e CZ. Os parâmetros avaliados apresentaram interação para a concentração de CZ, ocorrendo aumento da concentração da matéria mineral nos ovos de poedeiras velhas no nono dia de armazenamento. Conclui-se que a estocagem por até 15 dias interfere negativamente na concentração de sólidos totais e na composição química dos ovos, independente da idade da poedeira. Entretanto, ovos de poedeiras mais velhas são mais susceptíveis à perda dos teores proteína bruta e cinzas durante o período de estocagem.

Biografia do Autor

Natália Ramos Batista, Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul

Estudante do curso de Zootecnia da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul, Unidade Universitária de Aquidauana. Bolsista de iniciação científica PIBIC/UEMS.

Elis Regina de Moraes Garcia, UEMS/Aquidauana

Professora do Curso de Zootecnia da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul, Unidade Universitária de Aquidauana.

Downloads

Publicado

2015-10-21

Como Citar

Batista, N. R., & Garcia, E. R. de M. (2015). AVALIAÇÃO DA COMPOSIÇÃO QUÍMICA DE OVOS MARRONS: INFLUÊNCIA DA IDADE DA POEDEIRA E DO PERÍODO DE ESTOCAGEM. ANAIS DO ENIC, 1(3). Recuperado de https://anaisonline.uems.br/index.php/enic/article/view/1424

Edição

Seção

CIÊNCIAS AGRÁRIAS

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)