AVALIAÇÃO DA ATIVIDADE GENOTÓXICA E/OU ANTIGENOTÓXICA DO EXTRATO ETANÓLICO E AQUOSO DE PARTES AÉREAS DE Momordica charantia Linn (CUCURBITACEAE)

Autores

  • Thalita Alves Zanetti
  • Zaira Rosa Guterres

Resumo

A família Cucurbitaceae é constituída por 825 espécies e historicamente é uma das mais importantes famílias de plantas utilizadas para a produção de alimentos, fibras e fitoterápicos. A Momordica charantia Linn (Cucurbitaceae) - popularmente conhecida como Melão de São Caetano, é uma planta trepadeira que cresce em áreas tropicais, sendo utilizada como alimento e medicamento. A M. charantia L. tem propriedades antifúngica, anti-helmintica, antidiabéticas, antiviral e antimalárica. Também é usada no tratamento da hanseníase, psoríase e reumatismo. Diante da ampla utilização desta planta para o tratamento de diversas doenças, bem como a falta de informações sobre o potencial genotóxico e antigenotóxico, o objetivo desta pesquisa foi avaliar a atividade genotóxica e antigenotóxica de extratos aquosos e etanolicos obtidos de partes aéreas de M. charantia L. por meio do teste da mancha da asa de Drosophila melanogaster (SMART- Somatic Mutation And Recombination Test). No presente estudo, dois protocolos foram usados, onde diferentes concentrações dos extratos aquosos e etanólicos (2,5; 5,0; 10 mg/mL) obtidos de partes aéreas da M. charantia L. foram avaliados para a genotoxicidade, e nas concentrações (1,25; 2,5; 5,0 mg/mL) associados com cloridrato de doxorrubicina (DXR) na concentração de 0,125 mg/mL, para a antigenotoxicidade. Para tanto, foram utilizadas larvas de D. melanogaster de terceiro estádio de desenvolvimento obtidas dos cruzamentos padrão (ST) e cruzamento de alta bioativação (HB). Os resultados indicam que os extratos da M. charantia L. não apresentam atividade genotóxica quando avaliadas isoladamente, mas quando associados ao agente químico DXR, potencializam a genotoxicidade do mesmo.

Downloads

Publicado

2015-10-21

Como Citar

Zanetti, T. A., & Guterres, Z. R. (2015). AVALIAÇÃO DA ATIVIDADE GENOTÓXICA E/OU ANTIGENOTÓXICA DO EXTRATO ETANÓLICO E AQUOSO DE PARTES AÉREAS DE Momordica charantia Linn (CUCURBITACEAE). ANAIS DO ENIC, 1(3). Recuperado de https://anaisonline.uems.br/index.php/enic/article/view/1423

Edição

Seção

CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E DA SAÚDE