APLICAÇÕES DA MODELAGEM COMPUTACIONAL NO ENSINO DE FUNÇÕES UTILIZANDO O SOFTWARE DE SIMULAÇÕES MODELLUS

Autores

  • Pedro Anisio Ferreira Novais uems
  • Lucélio Ferreira Simião UEMS

Resumo

Nos últimos anos os computadores estão sendo utilizados na investigação e no desenvolvimento de quase todos os campos científicos e tecnológicos. Entretanto, este cenário está longe de ser equiparado ao que podemos constatar nos ambientes de aprendizagem das escolas de ensino médio e também no ensino superior. É preciso repensar a educação a fim de que se possam integrar os recursos tecnológicos que estão presentes na vida cotidiana de todos os cidadãos para que se desenvolvam atividades que permita aos estudantes a compreensão dos princípios teóricos e práticos da Matemática. A modelagem computacional pode ser instrumento que atenda essa necessidade, pois consiste na criação de modelos dinâmicos e simplificados de situações reais que permitem explorações fictícias que se tornaram possíveis com o uso do computador. Nessa perspectiva, desenvolvemos um projeto para investigar o uso de modelagem computacional no ensino de Matemática, desenvolvendo conteúdos e atividades com o auxílio do software Modellus para o ensino de Funções que poderão auxiliar professores de Matemática em suas aulas com este conteúdo.

Biografia do Autor

Pedro Anisio Ferreira Novais, uems

Aluno de Graduação do curso de licenciatura em Matemática, Unidade Universitária de Dourados; Bolsista PIBIC/UEMS.

Lucélio Ferreira Simião, UEMS

Docente Efetivo da UEMS nos cursos de Licenciatura em Matemática e Pedagogia; Coordenador de Área do PIBID 2010/2011. Coordenador Institucional do PIBID 2011/2013.

Downloads

Publicado

2015-10-21

Como Citar

Novais, P. A. F., & Simião, L. F. (2015). APLICAÇÕES DA MODELAGEM COMPUTACIONAL NO ENSINO DE FUNÇÕES UTILIZANDO O SOFTWARE DE SIMULAÇÕES MODELLUS. ANAIS DO ENIC, 1(3). Recuperado de https://anaisonline.uems.br/index.php/enic/article/view/1416

Edição

Seção

CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA