A literatura fora do papel – Um levantamento possível do acervo da Ciberliteratura hipertextual em sites, blogs e comunidades virtuais do Brasil.

Autores

  • Adriana Rodrigues Deodato Gouveia UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MATO GROSSO DO SUL

Resumo

O objetivo deste Subprojeto foi pesquisar sites, blogs e comunidades virtuais brasileiros dedicados à Ciberliteratura para compor um Catálogo de obras literárias hipertextuais, tomando como referência os autores mencionados neste trabalho. Para isso, partimos da hipótese de que a Teoria Literária tradicional não dá mais conta de abarcar as modificações que o suporte digital da Internet trouxe ao universo literário pós-moderno e de que é necessário haver uma maior aproximação entre a Academia e a produção literária em suporte eletrônico, visto que a Ciberliteratura hipertextual digital propõe inovações importantes ao universo literário, que modificam e ampliam os conceitos tradicionais, exigindo novas formas de análise e de crítica literárias. Nosso objetivo foi contribuir com alguns subsídios ao estudo do fenômeno literário hipertextual veiculado pela Internet, através da catalogação de um novo corpus de estudo, ainda que incipiente.

Biografia do Autor

Adriana Rodrigues Deodato Gouveia, UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MATO GROSSO DO SUL

Estou atuando na área de tecnologia e no departamento digital.

Downloads

Publicado

2015-10-21

Como Citar

Gouveia, A. R. D. (2015). A literatura fora do papel – Um levantamento possível do acervo da Ciberliteratura hipertextual em sites, blogs e comunidades virtuais do Brasil. ANAIS DO ENIC, 1(3). Recuperado de https://anaisonline.uems.br/index.php/enic/article/view/1396

Edição

Seção

LINGUÍSTICA LETRAS E ARTES