FENOLOGIA COMPARATIVA DE ERYTHROXYLUM SUBEROSUM ST. HIL. (ERYTHROXYLACEAE) EM UMA ÁREA DE CERRADO SENSU STRICTO EM AQUIDAUANA, MS.

Autores

  • Dorly Scariot Pavei UEMS

Resumo

Erythroxylum suberosum St. Hil. é um arbusto de ocorrência comum em fisionomias de cerrado e cerradão no estado de  Mato Grosso do Sul, é conhecido popularmente por “cabelo-de-negro”. O trabalho possui o objetivo de estudar os padrões fenológicos vegetativo e reprodutivo, da espécie Erythroxylum suberosum, relacionando com três diferentes altitudes em uma área de cerrado sensu stricto. A área de estudo pertence à fazenda da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul - Unidade Universitária de Aquidauana. Utilizou-se de três blocos de 50 x 20m localizadas em diferentes altitudes (203, 245 e 285 m) na área de cerrado s.s., foram selecionados 6 indivíduos em cada bloco, totalizando 18 indivíduos. O evento queda de folhas foi observado na 2° quinzena do mês de agosto e 1° de setembro, atingindo valores de 63,89% e 80,56%, o evento brotação, teve seu pico na 2° quinzena de setembro, com intensidade 59,72%. No mês de dezembro de 2010, a copa dos arbustos apresentava-se cobertas com folhas verdes (86,11%), perdurando até o mês de maio de 2011.  A emissão de botões florais iniciou na 2° quinzena de setembro em uma intensidade de 40,28%, estendendo-se até a 2° quinzena de outubro. Florescimento apresentou seu pico (33,33%) no 2° de outubro e a produção de frutos foi de novembro de 2010 a janeiro de 2011. Para o padrão fenológico vegetativo, em seus eventos houve sincronia, já para reprodutivo ocorreu assincronia de seus eventos. Conclui-se que a fenologia da respectiva espécie, pode sofrer influências pelas variações de altitudes estudadas.

Downloads

Publicado

2015-10-21

Como Citar

Pavei, D. S. (2015). FENOLOGIA COMPARATIVA DE ERYTHROXYLUM SUBEROSUM ST. HIL. (ERYTHROXYLACEAE) EM UMA ÁREA DE CERRADO SENSU STRICTO EM AQUIDAUANA, MS. ANAIS DO ENIC, 1(3). Recuperado de https://anaisonline.uems.br/index.php/enic/article/view/1384

Edição

Seção

CIÊNCIAS AGRÁRIAS