MODELAGEM COMPUTACIONAL PARA O ENSINO DE FUNÇÕES COMO USO DO SOFTWARE MODELLUS

Autores

  • Pedro Anisio Ferreira Novais
  • Lucélio Ferreira Simião

Resumo

A problemática do ensino de matemática hoje é evidente, por isso se faz necessário criar e/ou proporcionar métodos alternativos de realização do ensino da mesma, de forma que se possa ensinar a matemática de maneira mais atrativa e eficaz. Para isso realizamos um levantamento bibliográfico, para conseguirmos levantar dados suportes para a execução de modelagem computacional na prática do ensino de matemática analisando limites e possibilidades do uso do Software Modellus na pratica pedagógica. Criando modelos matemáticos que facilitem o ensino de funções sejam elas: função afim, função quadrática, função biquadrada e função exponencial. Definindo conteúdos para a construção de modelos matemáticos que possam auxiliar o ensino de funções para o Ensino Médio e/ou Superior. Foi constatado que existem inúmeros recursos computacionais que podem auxiliar o ensino de matemática, porém alguns desses recursos são de difícil utilização, principalmente para professores que não dominam com destreza a área computacional, por isso, foi elaborado um material para o auxilio dos mesmos no ensino de matemática. Esse material engloba desde um tutorial para a instalação e utilização do software, ensinando passo a passo como criar modelos compatíveis com o software até um material pedagógico com objetivo de auxiliar professores no ensino de matemática com modelagem computacional para o ensino de funções.

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Publicado

2015-10-16

Como Citar

Novais, P. A. F., & Simião, L. F. (2015). MODELAGEM COMPUTACIONAL PARA O ENSINO DE FUNÇÕES COMO USO DO SOFTWARE MODELLUS. ANAIS DO ENIC, 1(2). Recuperado de https://anaisonline.uems.br/index.php/enic/article/view/1336

Edição

Seção

CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA