AS REPRESENTAÇÕES E USOS DE PLANTAS MEDICINAIS EM HOMENS IDOSOS NO COTIDIANO.

Autores

  • Silvia Cristina da Silva Lima

Resumo

A utilização das plantas medicinais como recurso terapêutico é bastante difundida em todo o mundo. As representações sobre as plantas medicinais parecem ancoradas na concepção de inocuidade, desconsiderando a potencialidade de reações adversas e até toxicidade. O uso de plantas medicinais em idosos tem elevada prevalência, como prática da automedicação. O objetivo dessa pesquisa foi conhecer e compreender as representações sobre o uso de plantas medicinais por homens idosos. Tratou-se de pesquisa qualitativa, cujos aportes teóricos foram as concepções de práticas de medicação de Peter Conrad, de representação, a partir de Stuart Hall, e de identidade proveniente do campo dos Estudos Culturais. Participaram desse estudo 12 homens idosos com idade média de 66 anos. A maioria eram aposentados e moravam com a esposa. Os resultados apontaram que para eles as plantas demoram mais para fazer efeito e só servem como auxílio à medicação prescrita. Em geral, possuem o hábito de cultivar as plantas medicinais em seus quintais, sendo o seu preparo, através de chá por decocção. Verificamos o consumo de plantas medicinais entre os idosos e que o seu uso é feito concomitantemente com os medicamentos industrializados, sendo utilizadas para tratar desordens menores, como gripes e resfriados.

Biografia do Autor

Silvia Cristina da Silva Lima

Departamento: Saúde Coletiva. Área: Enfermagem Autores: Silvia Cristina da Silva Lima; Rogério Dias Renovato. Resumo A utilização das plantas medicinais como recurso terapêutico é bastante difundida em todo o mundo. As representações sobre as plantas medicinais parecem ancoradas na concepção de inocuidade, desconsiderando a potencialidade de reações adversas e até toxicidade. O uso de plantas medicinais em idosos tem elevada prevalência, como prática da automedicação. O objetivo dessa pesquisa foi conhecer e compreender as representações sobre o uso de plantas medicinais por homens idosos. Tratou-se de pesquisa qualitativa, cujos aportes teóricos foram as concepções de práticas de medicação de Peter Conrad, de representação, a partir de Stuart Hall, e de identidade proveniente do campo dos Estudos Culturais. Participaram desse estudo 12 homens idosos com idade média de 66 anos. A maioria eram aposentados e moravam com a esposa. Os resultados apontaram que para eles as plantas demoram mais para fazer efeito e só servem como auxílio à medicação prescrita. Em geral, possuem o hábito de cultivar as plantas medicinais em seus quintais, sendo o seu preparo, através de chá por decocção. Verificamos o consumo de plantas medicinais entre os idosos e que o seu uso é feito concomitantemente com os medicamentos industrializados, sendo utilizadas para tratar desordens menores, como gripes e resfriados.

Downloads

Publicado

2015-10-16

Como Citar

Lima, S. C. da S. (2015). AS REPRESENTAÇÕES E USOS DE PLANTAS MEDICINAIS EM HOMENS IDOSOS NO COTIDIANO. ANAIS DO ENIC, 1(2). Recuperado de https://anaisonline.uems.br/index.php/enic/article/view/1327

Edição

Seção

CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E DA SAÚDE