INFLUÊNCIA DA QUALIDADE DO HÁBITAT SOBRE A ECOLOGIA TRÓFICA DE ASTYANAX PARANAE NA MICRO-BACIA DO CÓRREGO TARUMÃ (NAVIRAÍ – MS)

Autores

  • Flavio Raphael Matos
  • Sidnei Eduardo Lima-Junior
  • Lucas Brandão-Gonçalves

Resumo

O córrego Tarumã e o córrego do Touro são corpos d’água que passam pela região urbana do município de Naviraí (MS), neste trabalho foi analisado se as suas características físicas e limnológicas influenciam a dieta da espécie Astyanax paranae. O material estudado compreende os dados obtidos nas coletas realizadas entre 2007 e 2009. Foram amostrados 10 locais diferentes, onde 171 indivíduos foram capturados. A análise da dieta dos animais foi realizada a partir da inspeção de seus conteúdos estomacais, com posterior cálculo da Freqüência de Ocorrência, Índice de Análise Volumétrica e Índice de Importância dos itens alimentares. Com o objetivo de determinar as diferenças existentes entre os locais de coleta e estabelecer grupos entre locais com maiores semelhanças a análise dos dados ambientais se deu de forma exploratória através de um de agrupamento (Cluster). A partir desses resultados, foram estabelecidas relações com os dados referentes à dieta dos indivíduos, empregando um teste de correlação de matrizes (Teste de Mantel). Os locais mais semelhantes fisicamente segundo a análise foram TT4 e TT7 e o mais distante foi TT6, o resultado do teste de mantel apresentou uma alta probabilidade de que a correlação entre a dieta e as características ambientais se deu ao acaso (p=0,15). Os Astyanax paranae estudados apresentaram uma dieta composta de invertebrados de 16 ordens, basicamente insetos, sendo que as semelhanças ou diferenças na composição dos conteúdos estomacais não podem ser atribuídas às características ambientais observadas o que sugere que não houve influência direta da estrutura ambiental na dieta.

Downloads

Publicado

2015-10-16

Como Citar

Matos, F. R., Lima-Junior, S. E., & Brandão-Gonçalves, L. (2015). INFLUÊNCIA DA QUALIDADE DO HÁBITAT SOBRE A ECOLOGIA TRÓFICA DE ASTYANAX PARANAE NA MICRO-BACIA DO CÓRREGO TARUMÃ (NAVIRAÍ – MS). ANAIS DO ENIC, 1(2). Recuperado de https://anaisonline.uems.br/index.php/enic/article/view/1306

Edição

Seção

CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E DA SAÚDE