ESTUDO DA SAZONALIDADE DA FLORAÇÃO E HORÁRIO DE ABERTURA DAS FLORES DE MARACUJÁ AMARELO (Passiflora edulis f. flavicarpa)

Autores

  • Senhorita Lais Lima Luqui
  • Senhor Drº Edson Talarico Rodrigues

Resumo

O cultivo do maracujá amarelo tem se expandido por diversas regiões do país possibilitando acréscimo de áreas cultivadas e abertura de novos mercados para os produtores, para isso torna-se necessário desenvolvimento de tecnologias específicas de acordo com a região para cultivo dessa Passiflorácea. Com o objetivo de quantificar o número de flores abertas de acordo com a época do ano nas condições de Aquidauana-MS, observando o horário de abertura das flores e o melhor horário para realizar a polinização manual. O experimento foi conduzido no setor denominado Unidade Demonstrativa de Fruticultura da UEMS. Foram marcadas 20 plantas com desenvolvimento semelhante, sendo visitadas quinzenalmente. A partir das 11 horas eram feitas as contagens de flores abertas e a demarcação destas ao final de cada intervalo de meia hora. Através do método estatístico de expressões gráficas, pode-se constatar que os picos de abertura das flores ocorreram nas primeiras horas do período vespertino, não ultrapassando às 15 horas e posterior a este horário houve considerável decréscimo em relação à abertura das flores e fechamento das mesmas, que em geral não ultrapassou ás 20 horas. A abertura dos botões florais parece ser favorecida por faixas de temperatura que variam entre 25°C e 30°C. Observações visuais permitiram constatar que o horário mais propício à polinização manual ocorre por volta das 14 horas após o pico de abertura das flores, porque os estigmas tornam-se mais receptivos ao pólen. Verificou-se que oscilações bruscas de temperatura e umidade relativa do ar podem induzir ao aborto dos botões florais.

Downloads

Publicado

2015-10-16

Como Citar

Lima Luqui, S. L., & Talarico Rodrigues, S. D. E. (2015). ESTUDO DA SAZONALIDADE DA FLORAÇÃO E HORÁRIO DE ABERTURA DAS FLORES DE MARACUJÁ AMARELO (Passiflora edulis f. flavicarpa). ANAIS DO ENIC, 1(2). Recuperado de https://anaisonline.uems.br/index.php/enic/article/view/1284

Edição

Seção

CIÊNCIAS AGRÁRIAS