O TRABALHO ASSALARIADO NA VISÃO DAS MULHERES DE ETNIA GUARANI E KAIOWÁ DA RESERVA DE AMAMBAI NOS DIAS ATUAIS (2009-2010)

Autores

  • Josimara dos Reis Santos

Resumo

Esse trabalho é o resultado de uma pesquisa de iniciação científica sobre a visão que as mulheres de etnia Guarani e Kaiowá da Reserva Amambai possuem acerca do trabalho remunerado nos dias atuais (2009-2010), tendo em vista que embora as atividades assalariadas não pertençam à lógica desses grupos étnicos, muitos estão se inserindo em práticas como trabalho remunerado. Para compreender qual o conceito por elas estabelecido se faz necessário uma abordagem diacrônica que estabelece o processo histórico da utilização da mão-de-obra indígena nos três principais períodos da história brasileira: o colonial, o imperial e o republicano, bem como a inserção das mulheres da Reserva Amambai no mercado de trabalho. O trabalho contou ainda com a seguinte metodologia pesquisa de campo e história oral. Palavras-chaves: mulheres, Guarani e Kaiowá e trabalho.

Biografia do Autor

Josimara dos Reis Santos

Discente do segundo ano de Curso de Ciências Sociais

Downloads

Publicado

2015-10-16

Como Citar

Reis Santos, J. dos. (2015). O TRABALHO ASSALARIADO NA VISÃO DAS MULHERES DE ETNIA GUARANI E KAIOWÁ DA RESERVA DE AMAMBAI NOS DIAS ATUAIS (2009-2010). ANAIS DO ENIC, 1(2). Recuperado de https://anaisonline.uems.br/index.php/enic/article/view/1237

Edição

Seção

CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS APLICADAS