INTEGRAÇÃO DAS MÍDIAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL: UM OLHAR SOBRE PROPOSTAS E PRÁTICAS PARA O ATENDIMENTO DE CRIANÇAS DE 0 A 6 ANOS.

Autores

  • Tatiane Severgnini da Cruz
  • Lucélio Ferreira Simião

Resumo

As mídias já fazem parte do cotidiano das pessoas, e não temos como fugir dessa realidade, por isso estudos em diversas áreas do conhecimento procuram compreender as implicações das mídias na educação das crianças. Esse interesse é justificado pela ação cada vez mais determinante das mídias no cotidiano das crianças, influenciado-as, inclusive em suas aprendizagens. Considerando esse fato, procuramos compreender como pode ser, e como está ocorrendo, a integração das mídias no atendimento de crianças de 0 a 6 anos de idade, nas instituições públicas de Educação Infantil no município de Dourados - MS. Utilizamos para isso, levantamento bibliográfico sobre o tema; pesquisa de campo nas instituições públicas de Educação Infantil para sabermos qual a disponibilidade de recursos tecnológicos; aplicação de questionários em 18 CEIMs para identificar e analisar as propostas de integração de mídias e, por fim, observação em duas instituições, o CEIM “Manoel Pedro Nolasco” e o CEIM “Kátia Marques Barbosa” que se destacaram pela estrutura e pela proposta de uso das mídias. Os professores do CEIM “Kátia Marques Barbosa” ainda não compreenderam a importância do uso planejado desses recursos no dia-dia de suas salas, por isso as mídias nesta instituição não ocupam o lugar de auxilio para o professor que deveriam ter. A segunda instituição observada o CEIM “Manoel Pedro Nolasco”, nos mostrou uma postura integradora das mídias, foi possível perceber que seus professores desenvolvem um trabalho planejado e articulado com esses recursos, respondendo a necessidade de utilizar as mídias como um recurso mediador da aprendizagem.

Downloads

Publicado

2015-10-16

Como Citar

da Cruz, T. S., & Simião, L. F. (2015). INTEGRAÇÃO DAS MÍDIAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL: UM OLHAR SOBRE PROPOSTAS E PRÁTICAS PARA O ATENDIMENTO DE CRIANÇAS DE 0 A 6 ANOS. ANAIS DO ENIC, 1(2). Recuperado de https://anaisonline.uems.br/index.php/enic/article/view/1230

Edição

Seção

CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS APLICADAS