CONCEPÇÕES SOBRE O BRINCAR DE FAMÍLIAS QUE UTILIZAM O SISTEMA PÚBLICO DE EDUCAÇÃO INFANTIL

Autores

  • Walgistela Ponse Aguiar Blanco
  • Débora Barros Silveira

Resumo

O brincar é uma das atividades fundamentais para o desenvolvimento das crianças e um dos componentes da educação oferecida nas instituições infantis. Nesse texto trazemos para discussão os resultados preliminares obtidos em uma pesquisa em andamento, na qual pretendemos identificar quais são as perspectivas dos pais em relação ao brincar das crianças em uma instituição de educação infantil. Almejamos ainda identificar se as famílias reconhecem o brincar como um dos componentes do trabalho pedagógico; e se ao falarem sobre a rotina e a função das instituições o brincar aparece como um momento de aprendizagem. A pesquisa esta sendo produzida a partir de estudos bibliográficos e pesquisa de campo (coleta de dados), sendo este último realizado por meio de entrevistas com famílias que utilizam o sistema pú blico de educação infantil do município de Dourados – MS. Para este trabalho apresentamos os resultados provenientes de uma entrevista piloto com a mãe de uma criança de quatro anos. As análises iniciais mostram que a mãe fala que a criança vai a instituição de educação infantil porque ela precisa trabalhar, que lá aprende coisas novas, tem aprendizagens importantes para prepará- la para o ensino fundamental e, por outro lado, lá as crianças brincam. O brincar aparece nas falas como uma atividade oposta às aprendizagens consideradas mais sérias e importantes e a entrevistada conceitua o brincar como aquilo que a criança faz espontaneamente, sem um esforço intelectual . Conhecer ou identificar essas perspectivas é um modo de contribuir para a aproximação das famílias e instituições educacionais. Palavras-chave: Educação. Criança. Relação Família-Escola. Brincar.

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Publicado

2015-10-16

Como Citar

Blanco, W. P. A., & Barros Silveira, D. (2015). CONCEPÇÕES SOBRE O BRINCAR DE FAMÍLIAS QUE UTILIZAM O SISTEMA PÚBLICO DE EDUCAÇÃO INFANTIL. ANAIS DO ENIC, 1(2). Recuperado de https://anaisonline.uems.br/index.php/enic/article/view/1222

Edição

Seção

CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS APLICADAS