DEFICIÊNCIA INTELECTUAL: ANALISANDO RESUMOS DOS PROGRAMAS BRASILEIROS DE PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO SENSU EM EDUCAÇÃO, NO PERÍODO DE 2001 A 2009

Autores

  • Raquel Marques Ribeiro Santos
  • Doracina Aparecida de Castro Araujo

Resumo

As teses e dissertações dos Programas de Pós-Graduação em Educação Stricto Sensu contribuíram para a compreensão sobre as tendências das pesquisas no campo da deficiência intelectual no Brasil. Assim este estudo teve por objetivo a disseminação dos conhecimentos gerados por intermédio de pesquisas cientificas, os quais poderão ser úteis aos programas e pesquisadores que tenham interesse por esse assunto atualmente tão discutido. Para atingir esse objetivo proposto definiu-se pela abordagem de pesquisa quanti-qualitativa, uma vez que os dados quantitativos foram complementares aos qualitativos. O ciclo metodológico iniciou com estudos bibliográficos sobre teorias da educação, seguido de um levantamento na página da CAPES das Universidades que têm Programas de Pós-Graduação em Educação, reconhecidos e com nota mínima de cinco. Em seguida foi realizado um levantamento on-line nas bibliotecas dessas universidades com o fito de levantar os resumos das teses e dissertações que tratam do assunto deficiência intelectual. Encerrando o ciclo metodológico foi organizado o material levantado por Estados da Federação para dar início à análise dos resumos, em conformidade com as categorias definidas para o estudo, que são: cursos de Pós-Graduação em Educação, fundamentos teóricos das pesquisas em educação, regiões do Brasil que preponderam estudos sobre deficiência intelectual e preponderância do assunto em relação à formação de professores. Os resultados obtidos revelaram um número considerado de pesquisas sobre o tema Deficiência Intelectual, principalmente na região sudeste, no entanto, poucos trabalhos contemplam a questão da formação do professor, assim, consideramos ser necessária à ampliação desses estudos nas Universidades do Brasil.

Biografia do Autor

Raquel Marques Ribeiro Santos

Acadêminca do 4° ano de Pedagogia

Doracina Aparecida de Castro Araujo

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (1984), especialização em Didática pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (1986), mestrado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (2001) e doutorado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (2005). Atualmente é professora adjunta da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Ensino/Aprendizagem, atuando principalmente nos seguintes temas: Educação escolar inclusiva, educação no sistema penitenciário, pedagogia histórico-crítica e práxis educacional. É lider do grupo de Estudos e Pesquisas em Práxis Educacional (GEPPE).

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Publicado

2015-10-16

Como Citar

Santos, R. M. R., & Araujo, D. A. de C. (2015). DEFICIÊNCIA INTELECTUAL: ANALISANDO RESUMOS DOS PROGRAMAS BRASILEIROS DE PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO SENSU EM EDUCAÇÃO, NO PERÍODO DE 2001 A 2009. ANAIS DO ENIC, 1(2). Recuperado de https://anaisonline.uems.br/index.php/enic/article/view/1217

Edição

Seção

CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS APLICADAS