DEFICIÊNCIA INTELECTUAL: ANALISANDO RESUMOS DOS PROGRAMAS BRASILEIROS DE PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO SENSU EM EDUCAÇÃO, NO PERÍODO DE 2001 A 2009
Resumo
As teses e dissertações dos Programas de Pós-Graduação em Educação Stricto Sensu contribuíram para a compreensão sobre as tendências das pesquisas no campo da deficiência intelectual no Brasil. Assim este estudo teve por objetivo a disseminação dos conhecimentos gerados por intermédio de pesquisas cientificas, os quais poderão ser úteis aos programas e pesquisadores que tenham interesse por esse assunto atualmente tão discutido. Para atingir esse objetivo proposto definiu-se pela abordagem de pesquisa quanti-qualitativa, uma vez que os dados quantitativos foram complementares aos qualitativos. O ciclo metodológico iniciou com estudos bibliográficos sobre teorias da educação, seguido de um levantamento na página da CAPES das Universidades que têm Programas de Pós-Graduação em Educação, reconhecidos e com nota mínima de cinco. Em seguida foi realizado um levantamento on-line nas bibliotecas dessas universidades com o fito de levantar os resumos das teses e dissertações que tratam do assunto deficiência intelectual. Encerrando o ciclo metodológico foi organizado o material levantado por Estados da Federação para dar início à análise dos resumos, em conformidade com as categorias definidas para o estudo, que são: cursos de Pós-Graduação em Educação, fundamentos teóricos das pesquisas em educação, regiões do Brasil que preponderam estudos sobre deficiência intelectual e preponderância do assunto em relação à formação de professores. Os resultados obtidos revelaram um número considerado de pesquisas sobre o tema Deficiência Intelectual, principalmente na região sudeste, no entanto, poucos trabalhos contemplam a questão da formação do professor, assim, consideramos ser necessária à ampliação desses estudos nas Universidades do Brasil.Downloads
Publicado
2015-10-16
Como Citar
Santos, R. M. R., & Araujo, D. A. de C. (2015). DEFICIÊNCIA INTELECTUAL: ANALISANDO RESUMOS DOS PROGRAMAS BRASILEIROS DE PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO SENSU EM EDUCAÇÃO, NO PERÍODO DE 2001 A 2009. ANAIS DO ENIC, 1(2). Recuperado de https://anaisonline.uems.br/index.php/enic/article/view/1217
Edição
Seção
CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS APLICADAS