AS POLÍTICAS EDUCACIONAIS NA ESCOLA INDÍGENA DA ALDEIA CACHOERINHA/MIRANDA-MS E A REPRESENTAÇÃO DOS HABITANTES DA ALDEIA SOBRE A ESCOLA

Autores

  • Vianey Lipú Gonçalves Turíbio
  • Beatriz dos Santos Landa

Resumo

RESUMO Esta pesquisa teve como objetivo o estudo das políticas públicas previstas no ordenamento jurídico para a educação escolar indígena e sua implantação e/ou efetivação na escola indígena da aldeia Cachoeirinha, localizada no município de Miranda/MS para compreender a representação que os moradores da aldeia possuem sobre a escola e o processo de escolarização. Foram estudadas as legislações nacionais e as legislações municipais sobre a temática, e entrevistados diferentes atores participantes do processo: professores, alunos, lideranças, e pais. Mesmo com toda a legislação favorável à autonomia indígena na gestão dos ambientes escolares, a comunidade da aldeia Cachoeirinha no início do século XXI ainda tem como demanda a criação efetiva de uma escola indígena que permita a gestão feita pelo povo Terena do local participando da administração da escola por meio de representantes eleitos em votação direta, podendo então definir toda a dinâmica da escola. A importância da escola é destacada por todos os atores entrevistados- professores, alunos, lideranças- para que seja possível alcançar um ensino que respeite a diversidade sócio-cultural de cada povo indígena e da sociedade brasileira, atendendo o que está disposto em todo a legislação sobre a temática. PALAVRAS-CHAVE: Legislação educacional, escola indígena, aldeia Cachoerinha/MS

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Publicado

2015-10-16

Como Citar

Turíbio, V. L. G., & Landa, B. dos S. (2015). AS POLÍTICAS EDUCACIONAIS NA ESCOLA INDÍGENA DA ALDEIA CACHOERINHA/MIRANDA-MS E A REPRESENTAÇÃO DOS HABITANTES DA ALDEIA SOBRE A ESCOLA. ANAIS DO ENIC, 1(2). Recuperado de https://anaisonline.uems.br/index.php/enic/article/view/1216

Edição

Seção

CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS APLICADAS