O QUE SE ESPERA DA EDUCAÇÃO INFANTIL: A PERSPECTIVA DOS PAIS EM RELAÇÃO A ESTE SEGMENTO DA EDUCAÇÃO BÁSICA
Resumo
No Brasil, somente a partir da década de 1980, ocorreram os primeiros avanços significativos em relação ao atendimento educacional em instituições à criança em seus primeiros anos de vida. A Educação Infantil passa a ser concebida pela legislação vigente como direito da criança e da família e um dever do Estado. O presente estudo teve como objetivo investigar o que os pais das crianças matriculadas na Educação Infantil esperam desse atendimento e quais são as suas concepções sobre a instituição. A metodologia utilizada foi composta por estudo bibliográfico, documental e estudo de campo, este último constituído por entrevista com seis mães de crianças matriculadas em uma instituição pública de educação infantil de Dourados - MS. Identificou-se que as crianças são matriculadas no CEIM porque as mães precisam trabalhar e encontram na instituição infantil um espaço de guarda e cuidado para seus filhos. Sobre o atendimento da instituição, as respostas foram variadas, mas, em geral, elas valorizam aquilo que chamam de cuidados: alimentação, sono, banho, troca de fraldas, cuidar bem das crianças. Elogiam a instituição e afirmam que o CEIM oferece um bom atendimento. Ouvir o que as famílias pensam a respeito deste segmento educacional, o porquê desejam a utilização da instituição e o que esperam desse atendimento, contribui no conhecimento de seus valores, sentimentos, saberes e crenças, fato importante na construção da relação família instituição.Downloads
Publicado
2015-10-16
Como Citar
Dominicio, D. D., & Silveira, D. de B. (2015). O QUE SE ESPERA DA EDUCAÇÃO INFANTIL: A PERSPECTIVA DOS PAIS EM RELAÇÃO A ESTE SEGMENTO DA EDUCAÇÃO BÁSICA. ANAIS DO ENIC, 1(2). Recuperado de https://anaisonline.uems.br/index.php/enic/article/view/1214
Edição
Seção
CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS APLICADAS