TEORIA DAS ATIVIDADES INTEGRADAS: UMA POSSIBILIDADE PARA O DESENVOLVIMENTO LINGUÍSTICO E COGNITIVO DE CRIANÇAS COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL
Resumo
A escolarização de crianças com deficiência intelectual complica-se pelas limitações que elas apresentam quanto ao funcionamento cognitivo e ao uso racional da linguagem, esta entendida como uma função psicológica superior. Tentando apresentar algumas respostas para essa questão, no sentido de pensar estratégias para subsidiar uma práxis educacional inclusiva, esta pesquisa busca compreender como a criança com deficiência intelectual apropria-se da linguagem verbal, especialmente na modalidade oral, e como esta “ferramenta psicológica” contribui para seu desenvolvimento cognitivo. Pela pesquisa bibliográfica, constata-se, a partir dos pressupostos vigotskianos e bakhtinianos, que as limitações orgânicas não restringem completamente a apropriação da linguagem, pois este processo está condicionado à participação da criança em situações dialógicas, dependendo da riqueza das mediações sociais e educacionais. Por isso, propõe-se um conjunto de atividades que, interagindo umas com as outras, podem garantir à criança com deficiência intelectual, no ambiente escolar ou especializado, avanços significativos em seu desenvolvimento linguístico e cognitivo. São elas: Atividade Prática, Atividade Lúdica, Atividade Gráfico-Pictórica, Atividade Virtual, Atividade Rítmica, Atividade Sócio-Adaptativa e a própria Atividade Verbal, constituindo, na totalidade, a inédita Teoria das Atividades Integradas, elaborada especialmente para esse fim, segundo as contribuições da Neuropsicologia soviética.Downloads
Publicado
2015-10-16
Como Citar
Bezerra, G. F., & Araujo, D. A. de C. (2015). TEORIA DAS ATIVIDADES INTEGRADAS: UMA POSSIBILIDADE PARA O DESENVOLVIMENTO LINGUÍSTICO E COGNITIVO DE CRIANÇAS COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL. ANAIS DO ENIC, 1(2). Recuperado de https://anaisonline.uems.br/index.php/enic/article/view/1208
Edição
Seção
CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS APLICADAS