A IDENTIDADE PROFISSIONAL DOCENTE DE PROFESSORAS DOS ANOS INICIAIS DA EDUCAÇÃO BÁSICA DE UMA ESCOLA PÚBLICA DE DOURADOS.

Autores

  • Pâmilla Nataly Miguelão Hellmann
  • Milton Valençuela

Resumo

A presente pesquisa tem como tema a identidade profissional docente de professoras dos anos iniciais da educação básica. Justifica-se pela necessidade de estudos sobre a identidade diante do processo de desvalorização profissional do professor e das crises que parecem ser evidentes nos dias atuais. O objetivo é investigar o processo da construção da identidade profissional docente de seis professoras dos anos iniciais do ensino fundamental de uma escola da rede pública municipal de Dourados, MS. A metodologia da pesquisa é de natureza qualitativa. Utilizou-se como instrumento de coleta de dados a entrevista semi-estruturada. A pesquisa tem diálogos com autores que estudam a identidade, a formação de professores e o trabalho docente. Feita a análise dos depoimentos coletados conclui-se que a identidade profissional docente vem sendo construída a partir das práticas diárias, assim como a vivência e troca de experiências entre as professoras participantes da pesquisa. Por fim, a identidade é um processo ativo e requer das educadoras uma reflexão contínua. Palavras-chave: Formação. Trabalho docente. Reflexão.

Downloads

Publicado

2015-10-16

Como Citar

Miguelão Hellmann, P. N., & Valençuela, M. (2015). A IDENTIDADE PROFISSIONAL DOCENTE DE PROFESSORAS DOS ANOS INICIAIS DA EDUCAÇÃO BÁSICA DE UMA ESCOLA PÚBLICA DE DOURADOS. ANAIS DO ENIC, 1(2). Recuperado de https://anaisonline.uems.br/index.php/enic/article/view/1201

Edição

Seção

CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS APLICADAS