A IDENTIDADE PROFISSIONAL DOCENTE DE PROFESSORAS DA EDUCAÇÃO INFANTIL DE UMA INSTITUIÇÃO PÚBLICA DE DOURADOS

Autores

  • Gislaine Azevedo da Cruz
  • Milton Valençuela

Resumo

O presente trabalho tem como tema a identidade profissional docente da educação infantil, justificando-se pela necessidade de estudos sobre a identidade e a profissão de professor. O objetivo da pesquisa é investigar o processo de construção da identidade profissional docente de seis professoras da educação infantil de uma instituição pública do município de Dourados – MS, assim como compreender a natureza do trabalho docente. A metodologia da pesquisa é de natureza qualitativa e utiliza-se como instrumento de coleta de dados a entrevista semi-estruturada. Tem-se nesta investigação o aporte teórico embasados na identidade profissional e formação de professores. A conclusão deste trabalho possibilitou a compreensão de como se dá o processo de construção da identidade profissional das professoras de educação infantil, revelando que existe uma idéia estereotipada de que o professor, em especial da educação infantil devem ser mulheres, onde é conferido a elas o papel unicamente de maternagem, por relacionar os Centros de Educação Infantil como uma extensão do lar, pois esta modalidade de ensino perpassa características próprias e ambivalentes entre o cuidar e o educar. É possível por meio dos depoimentos desmistificar a prática das professoras e a constituição de sua identidade profissional no decorrer de sua carreira, já que a identidade não é algo dado, mas, é construído ao longo de toda vida. Palavras-chave: Formação. Docência. Reflexão.

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Publicado

2015-10-16

Como Citar

da Cruz, G. A., & Valençuela, M. (2015). A IDENTIDADE PROFISSIONAL DOCENTE DE PROFESSORAS DA EDUCAÇÃO INFANTIL DE UMA INSTITUIÇÃO PÚBLICA DE DOURADOS. ANAIS DO ENIC, 1(2). Recuperado de https://anaisonline.uems.br/index.php/enic/article/view/1200

Edição

Seção

CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS APLICADAS