A GUERRA DO PARAGUAI E A FORMAÇÃO FRONTEIRIÇA DE MATO GROSSO DO SUL NOS INSTRUMENTOS DIDÁTICOS UTILIZADOS NO ENSINO MÉDIO

Autores

  • Larissa Rodrigues dos Santos Ruivo
  • Carla Villamaina Centeno

Resumo

Com a finalidade de investigar o ensino na fronteira, este trabalho propõe a análise dos manuais didáticos de Geografia utilizados nas escolas que oferecem o Ensino Médio, em Bela Vista, Jardim, Guia Lopes da Laguna e Nioaque, cidades inseridas na faixa de fronteira entre Brasil e Paraguai. O principal objetivo do trabalho é analisar a Guerra do Paraguai e a formação da fronteira sudoeste de Mato Grosso do Sul nos instrumentos didáticos utilizados nas escolas públicas, através de uma metodologia pautada em análise bibliográfica de fontes primárias. Além disso, pretende-se discutir as principais fontes que enfocam a Guerra com o Paraguai, analisar a organização do trabalho didático na escola contemporânea e verificar as propostas curriculares para o ensino médio em Mato Grosso do Sul. A abordagem da Guerra do Paraguai (1864-1870) justifica-se devido a sua importância para a definição da atual fronteira sudoeste do Estado de Mato Grosso do Sul. Podemos constatar que não há uma discussão especifica sobre a fronteira, nos seus aspectos históricos, nos manuais didáticos justamente por se tratarem de produtos padronizados feitos para atender às massas. Palavras- chave: Fronteira. Mato Grosso. Organização do Trabalho Didático. Propostas Curriculares.

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Publicado

2015-10-16

Como Citar

dos Santos Ruivo, L. R., & Centeno, C. V. (2015). A GUERRA DO PARAGUAI E A FORMAÇÃO FRONTEIRIÇA DE MATO GROSSO DO SUL NOS INSTRUMENTOS DIDÁTICOS UTILIZADOS NO ENSINO MÉDIO. ANAIS DO ENIC, 1(2). Recuperado de https://anaisonline.uems.br/index.php/enic/article/view/1199

Edição

Seção

CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS APLICADAS