CONCEPÇÕES SOBRE BILINGUISMO DE PROFESSORES INDÍGENAS DA ALDEIA PIRAKUÁ NA CIDADE DE BELA VISTA

Autores

  • Eliane Rodrigues Caballero
  • Onilda Sanches Nincao

Resumo

O presente trabalho teve como objetivo investigar a concepção sobre bilinguismo dos professores da escola municipal indígena Pirakuá, localizada a 75Km do município de Bela Vista. O trabalho teve como metodologia a realização de observações, aplicação de questionário e entrevistas, que foram aplicadas aos professores da instituição. Os resultados mostraram que de maneira geral, os professores possuem conceitos reais sobre bilinguismo e as práticas discursivas dos sujeitos bilíngües. E que para eles bilinguismo não é ser competente em duas línguas, mas sim possuir um universo discursivo próprio que não é nem o universo discursivo do falante monolíngüe em L1, nem o do falante monolíngüe em L2. Palavras-chave: Língua Guarani. Interação. Sujeitos bilingues.

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Publicado

2015-10-16

Como Citar

Caballero, E. R., & Nincao, O. S. (2015). CONCEPÇÕES SOBRE BILINGUISMO DE PROFESSORES INDÍGENAS DA ALDEIA PIRAKUÁ NA CIDADE DE BELA VISTA. ANAIS DO ENIC, 1(2). Recuperado de https://anaisonline.uems.br/index.php/enic/article/view/1193

Edição

Seção

LINGUÍSTICA LETRAS E ARTES