O EGRESSO DO CURSO DE ENFERMAGEM DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MATO GROSSO DO SUL: UM ESTUDO DOS FORMADOS NO PERÍODO DE 1998 A 2006
Resumo
No momento em que o Curso de Enfermagem da UEMS está completando 15 anos de desenvolvimento e iniciando o processo de avaliação da implantação de uma proposta de ensino diferenciada, julgamos importante realizar um estudo junto aos egressos, descortinando suas trajetórias do período de formação e de inserção na vida profissional, no intuito de buscar subsídios para a melhoria da qualidade de ensino no Curso. Com esta pesquisa pretendeu-se conhecer aspectos das trajetórias dos egressos do Curso de Enfermagem da UEMS, formados no período de 1998 a 2006. Pesquisa exploratória, de caráter descritivo e corte transversal, pautada na abordagem quanti-qualitativa. Conclui-se que o egresso de Enfermagem da UEMS, é jovem; há prevalência do sexo feminino; concentra-se em Dourados e região. O ingresso no mercado profissional deu-se por meio do contrato de trabalho, e foi imediato após a conclusão do Curso. Os egressos atuam principalmente em ESF, hospital e ensino. São enfermeiros que valorizam a educação continuada, enfrentam dificuldades na enfermagem, mas são realizados com a profissão. Com os resultados do estudo, visualizamos a necessidade de maior abordagem na academia dos assuntos de gestão e ensino. Espera-se fornecer subsídios para adoção de políticas internas no Curso de Enfermagem e na Universidade, baseadas no conhecimento da relação entre a formação do acadêmico e a sua prática profissional e, tornar disponíveis informações para fomentar futuras pesquisas sobre o Curso, enriquecendo o registro histórico tanto deste, quanto da Universidade. Palavras chave: Trajetórias. Educação Superior. Enfermagem.Downloads
Publicado
2015-10-14
Como Citar
Cabreira, L. M., & Missio, L. (2015). O EGRESSO DO CURSO DE ENFERMAGEM DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MATO GROSSO DO SUL: UM ESTUDO DOS FORMADOS NO PERÍODO DE 1998 A 2006. ANAIS DO ENIC, 1(1). Recuperado de https://anaisonline.uems.br/index.php/enic/article/view/1166
Edição
Seção
CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E DA SAÚDE