BIOLOGIA POPULACIONAL DE Apistogramma trifasciata E Apistogramma borellii (PERCIFORMES, CICHLIDAE) EM LAGOAS DO PANTANAL DO RIO NEGRO (AQUIDAUANA-MS)

Autores

  • Maiane Jardim Pereira
  • Yzel Rondon Súarez

Resumo

Com o objetivo de analisar aspectos populacionais e reprodutivos de Apistogramma borellii e A. trifasciata realizamos amostragens trimestrais de peixes entre fevereiro e novembro/2006 em lagoas do Pantanal da Nhecolândia (Aquidauana-MS). Coletamos 339 indivíduos de A. borellii e 253 de A. trifasciata. Constatamos que machos de A. trifasciata apresenta crescimento isométrico, enquanto as fêmeas de A. trifasciata e ambos os sexos de A. borellii apresentam crescimento alométrico positivo. Apenas para A. borellii foi constatada variação temporal significativa no índice gonadossomático, contudo, a freqüência dos estádios de maturação gonadal variou significativamente ao longo do ano para ambas as espécies. A proporção sexual não variou temporalmente para A. borellii, mas variou para A. trifasciata, que apresentou maior proporção de fêmeas ao longo de todo o período amostrado. Palavras-Chave: Relação Peso-Comprimento. Reprodução. Proporção sexual.

Downloads

Publicado

2015-10-14

Como Citar

Pereira, M. J., & Súarez, Y. R. (2015). BIOLOGIA POPULACIONAL DE Apistogramma trifasciata E Apistogramma borellii (PERCIFORMES, CICHLIDAE) EM LAGOAS DO PANTANAL DO RIO NEGRO (AQUIDAUANA-MS). ANAIS DO ENIC, 1(1). Recuperado de https://anaisonline.uems.br/index.php/enic/article/view/1146

Edição

Seção

CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E DA SAÚDE

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 > >>