ENSINO DE INGLÊS NAS SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: MOMENTO OPORTUNO PARA A AQUISIÇÃO DA LÍNGUA ESTRANGEIRA

Nilva Martins Lopes, Otília Aparecida Tupan Schoenherr

Resumo


O objetivo desta pesquisa foi demonstrar a importância de se oferecer o ensino da língua inglesa nas séries iniciais. Formulou-se a hipótese de que essa aprendizagem, durante a infância, ocorre de maneira fácil e rápida, pois se dá de forma descontraída. Com vistas a
evidenciar a importância de se ensinar este idioma nas séries iniciais, analisou-se teorias, métodos de ensino/aprendizagem e relatos de pesquisas sobre a idade ideal de se adquirir uma língua. Esta é uma pesquisa qualitativa, cuja fundamentação teórica baseou-se em revisão bibliográfica realizada em livros e artigos da internet. Os resultados sugerem que este é um tema complexo, havendo divergências nos ponto de vista dos autores estudados, e que tanto o adulto quanto o jovem aprendem uma língua estrangeira; o que difere é o fato de que o adulto
e o jovem quase sempre têm sotaque ao falar uma língua estrangeira, enquanto a criança que inicia o aprendizado de uma segunda língua na infância pode atingir a pronúncia de um nativo dessa segunda língua.

Palavras-chave: Aprendizagem; Língua inglesa; Infância.

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.