EFEITO DE EXTRATO ETANÓLICO DE Trichilia silvatica (MELIACEA) NO DESENVOLVIMENTO DE Spodoptera frugiperda (LEPIDOPTERA: NOCTUIDAE)

Autores

  • Felix Placencia Garcia
  • Sérgio Roberto Rodrigues

Resumo

A busca por plantas com atividade inseticida vem se tornando cada vez mais frequente, face à atividade inseticida apresentada por espécies da família Meliceae. Para o presente projeto foram desenvolvidos estudos para avaliar o efeito de Trichilia silvatica sobre o desenvolvimento de S. frugiperda. Extratos de folhas e de ramos de T. silvatica foram preparados, a partir do qual foram elaboradas soluções na concentração de 1%. Criações de S. frugiperda foram realizadas no laboratório de entomologia da UEMS de Aquidauana, e a partir da obtenção de larvas de primeiro instar iniciaram-se os testes. Folhas de milho tratadas com as soluções foram fornecidas para alimentação das larvas, avaliando-se os efeitos na biologia da praga. O experimento foi instalado utilizando-se o delineamento inteiramente casualizado, sendo utilizados três tratamentos (testemunha, extrato de folhas e de ramos) e cinco repetições (cada repetição era composta por dez larvas). O experimento foi conduzido em câmara climatizada com temperatura de 26 ºC e fotofase de 12 horas. Os extratos de folhas e ramos não promoveram alterações nas durações e pesos de larvas e pupas, porém os extratos de folhas e ramos promoveram no quarto dia de avaliações 4% de mortalidade larval, e o extrato de folhas no décimo primeiro e décimo segundo dias, provocaram mortalidade larval de 8% e 18%, respectivamente. A mortalidade proporcionada por extrato de folhas de T. silvatica foi observada na fase final do desenvolvimento das larvas, o que indica que os componentes químicos presentes na planta demoram mais tempo para agirem. Palavra-chave: Lagarta-do-cartucho, planta inseticida, Zea mays.

Downloads

Publicado

2015-10-14

Como Citar

Garcia, F. P., & Rodrigues, S. R. (2015). EFEITO DE EXTRATO ETANÓLICO DE Trichilia silvatica (MELIACEA) NO DESENVOLVIMENTO DE Spodoptera frugiperda (LEPIDOPTERA: NOCTUIDAE). ANAIS DO ENIC, 1(1). Recuperado de https://anaisonline.uems.br/index.php/enic/article/view/1086

Edição

Seção

CIÊNCIAS AGRÁRIAS