Uma Avaliação do Processo de Implantação do Programa “Luz Para Todos”: A partir da Visão dos Acadêmicos Guarani/Kaiowá do Curso de Licenciatura Indígena – Teko Arandu – UFGD

Daiana Perogil, Silvana de Abreu

Resumo


O Programa LUZ PARA TODOS está sendo executado pelo Governo Federal, no interior do Plano Plurianual de Investimentos (PPA 2004-2007) e tem como objetivo
principal propiciar, até o ano de 2008, o atendimento em energia elétrica à parcela da população do meio rural brasileiro, onde estão incluídas as comunidades indígenas, que
ainda não tem acesso a esse serviço público. Essa pesquisa objetiva analisar a visão do e índio Guarani/Kaiowá sobre as repercussões sócio-culturais decorrentes da implantação
do Programa LUZ PARA TODOS, em Mato Grosso do Sul, especificamente nas aldeias indígenas. Analisaremos a base teórico-discursiva do Programa a partir das
representações dos acadêmicos do curso de Licenciatura Indígena/UFGD, indígenas Guarani/Kaiowá, que vivem e atuam em áreas contempladas pelo LUZ PARA TODOS,
como professores. São, em geral, (moradores) viventes das Regiões da Grande Dourados e Sul-Fronteira, onde há maior concentração de Povos Guarani/Kaiowá.

Palavras Chave: 1) Guarani/Kaiowá; 2) Política de inclusão social e elétrica; 3) Exclusão Elétrica.

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