Uma Avaliação do Processo de Implantação do Programa “Luz Para Todos”: A partir da Visão dos Acadêmicos Guarani/Kaiowá do Curso de Licenciatura Indígena – Teko Arandu – UFGD

Autores

  • Daiana Perogil
  • Silvana de Abreu

Resumo

O Programa LUZ PARA TODOS está sendo executado pelo Governo Federal, no interior do Plano Plurianual de Investimentos (PPA 2004-2007) e tem como objetivo principal propiciar, até o ano de 2008, o atendimento em energia elétrica à parcela da população do meio rural brasileiro, onde estão incluídas as comunidades indígenas, que ainda não tem acesso a esse serviço público. Essa pesquisa objetiva analisar a visão do e índio Guarani/Kaiowá sobre as repercussões sócio-culturais decorrentes da implantação do Programa LUZ PARA TODOS, em Mato Grosso do Sul, especificamente nas aldeias indígenas. Analisaremos a base teórico-discursiva do Programa a partir das representações dos acadêmicos do curso de Licenciatura Indígena/UFGD, indígenas Guarani/Kaiowá, que vivem e atuam em áreas contempladas pelo LUZ PARA TODOS, como professores. São, em geral, (moradores) viventes das Regiões da Grande Dourados e Sul-Fronteira, onde há maior concentração de Povos Guarani/Kaiowá. Palavras Chave: 1) Guarani/Kaiowá; 2) Política de inclusão social e elétrica; 3) Exclusão Elétrica.

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Publicado

2015-10-14

Como Citar

Perogil, D., & de Abreu, S. (2015). Uma Avaliação do Processo de Implantação do Programa “Luz Para Todos”: A partir da Visão dos Acadêmicos Guarani/Kaiowá do Curso de Licenciatura Indígena – Teko Arandu – UFGD. ANAIS DO ENIC, 1(1). Recuperado de https://anaisonline.uems.br/index.php/enic/article/view/1013

Edição

Seção

CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS APLICADAS