POR UMA EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS: HISTÓRIA E MEMÓRIA DOS ESQUECIDOS E DESAPARECIDOS POLÍTICOS NO BRASIL (1964-1985)

Autores

  • Saulo Alvaro de Mello
  • Wagner Batista Pinheiro

Palavras-chave:

ditadura militar, tortura, esquecimento, educação, cidadania

Resumo

O golpismo no Brasil tem duas vertentes, uma militar e outra civil. A militar começa com os Tenentes em 1922, a civil com a UDN em 1945, estas se unem, instaurando a ditadura no Brasil em 1964, inaugurando uma fase de violação sistemática dos Direitos Humanos. Nos finais de 1969 já estava montado o aparato repressor, utilizando todos os meios para identificar, reprimir, prender, torturar e desaparecer com presos políticos. A perpetuação do sofrimento das famílias dos desaparecidos consiste na incerteza do paradeiro destes. O esquecimento não deve se constituir numa experiência dolorosa. Nesta tragédia de lágrimas de sangue os corpos e as almas dos desaparecidos continuam a ser violados. A preservação desta memória é fundamental para que não esqueçamos desta página infeliz da nossa história - o esquecimento é a mais dolorosa das experiências. Para que não esqueça. Para que nunca mais aconteça.

 

Palavras-Chave: ditadura militar. tortura. esquecimento.  educação .  cidadania

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Publicado

2015-11-11

Como Citar

de Mello, S. A., & Pinheiro, W. B. (2015). POR UMA EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS: HISTÓRIA E MEMÓRIA DOS ESQUECIDOS E DESAPARECIDOS POLÍTICOS NO BRASIL (1964-1985). ANAIS DO ENCONTRO INTERNACIONAL DE DIREITOS HUMANOS, 1(1). Recuperado de https://anaisonline.uems.br/index.php/encontrointernacional/article/view/2560

Edição

Seção

ARTIGO COMPLETO - COMUNICAÇÃO ORAL