VIVENCIANDO O ESTÁGIO NO ENSINO FUNDAMENTAL

Autores

  • Cleber Claus Garcia Salvatico
  • Giani Lopes Bergamo Missirian

Resumo

O estudo da ciência é de ampla importância uma vez que está relacionado com tudo que fazemos e vivemos. Por isso, é de extrema relevância o aperfeiçoamento dos profissionais da educação para que deixem de ser simples transmissores de conteúdo, mas passem a se preocupar com o conhecimento científico ligado ao cotidiano, ensinando os alunos a terem uma visão crítica do mundo que os cerca e também entender a importância do estudo e uso da ciência. No sentido de vivenciar tal proposta é que antes de entrar no mercado de trabalho se passe por uma experiência real, isso se dá através do estágio. Ele é importante para que se possa experimentar na prática aquilo que se estudou na teoria e também aprender aquilo que na teoria não ficou claro. Além disso, o estágio serve para que o aluno, a partir de seu conhecimento prévio teórico, possa vivenciar o dia a dia em sala de aula, pois a partir daí é que consegue ver de perto os problemas reais de uma sala e de seus alunos. Neste sentido, este trabalho teve como objetivo analisar uma sequência didática desenvolvida no estágio supervisionado em Ciências no ano de 2015, para duas turmas de 7º ano, em uma escola municipal, em Laguna Carapã, MS. Foram utilizados filmes, textos, imagens no datashow, pesquisas na internet e exercícios de modo que os alunos pudessem observar, resolver e discutir. Tais recursos didáticos tiveram uma grande importância, pois os alunos ficaram curiosos e prestaram mais atenção nas aulas, gerando questionamentos, dúvidas e discussões e, assim, contribuindo para sua aprendizagem. Dessa forma, o estágio possibilitou avaliar como o processo ensino-aprendizagem é complexo, a importância de levar algo novo para a sala de aula e o estímulo ao aluno para pensar e avaliar um problema e se preocupar com a formação de seu pensamento crítico. E também contribuiu para formar um bom profissional que se preocupa com o ensino e a aprendizagem em Ciências.

Downloads

Publicado

2017-01-27

Como Citar

Salvatico, C. C. G., & Missirian, G. L. B. (2017). VIVENCIANDO O ESTÁGIO NO ENSINO FUNDAMENTAL. ANAIS DO EGRAD, 3(6). Recuperado de https://anaisonline.uems.br/index.php/egrad/article/view/3869

Edição

Seção

CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E DA SAÚDE

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)