MONITORIA: APRENDENDO E ENSINANDO

Autores

  • Andressa Jacomini Silva
  • Michele Aparecida dos Santos Nobrega

Resumo

O Programa de Monitoria é uma metodologia fundamental tanto como forma de reforço para os alunos quanto para prepará-los para a vida docente, através dessa experiência, o acadêmico fortalece o conhecimento adquirido e demonstra seu potencial em transmitir o que aprendeu, obtendo beneficio acadêmico e profissional. A monitoria fundamenta-se no ensino aluno-aluno em que o aluno que já cursou a disciplina auxilia nas dificuldades daqueles que ainda estão com a mesma em andamento, porém essa modalidade não é apenas uma forma de completar os créditos curriculares, mas também uma forma do monitor vivenciar o cotidiano como licenciado, visto que é necessário dedicação, esforço e paciência, tanto para planejar as reuniões quanto para organizar e preparar o conteúdo que será abordado, é nesse momento que experimenta as primeiras emoções e responsabilidades, no qual a aproximação com os outros alunos é capaz de lhe proporcionar. Observa-se que cada estudante procura o monitor por motivos diferentes, como auxilio ao conteúdo, dúvidas referente à ultima aula, ajuda na resolução de atividades dadas pelo professor, cada um apresenta suas dificuldades e facilidades com o conteúdo, de modo que ter alguém além do professor para orientá-los faz toda a diferença. As maiores dificuldades apresentadas são as dúvidas de por onde começar os estudos, quais pontos merecem mais atencão, quais materiais estão disponíveis na biblioteca da universidade. Os encontros enaltecem e valorizam a profissão, pois neles são compartilhados conhecimentos e experiências, de modo que ajudamos e somos ajudados. A prática da didática acadêmica desenvolve o domínio do ofício, contribuindo para a formação acadêmica e moldando o futuro profissional que seremos.

Downloads

Publicado

2017-01-20

Como Citar

Silva, A. J., & Nobrega, M. A. dos S. (2017). MONITORIA: APRENDENDO E ENSINANDO. ANAIS DO EGRAD, 3(6). Recuperado de https://anaisonline.uems.br/index.php/egrad/article/view/3668

Edição

Seção

CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E DA SAÚDE

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)