ENGLISH CLUB

Autores

  • Gilson Vedoin UEMS
  • Kelly Patrícia de Souza Silva UEMS
  • Isabella Benites Pedrosa UEMS
  • Michele Guerra Ramos UEMS

Palavras-chave:

Interação, Língua Inglesa, Ensino Remoto, Telegram

Resumo

Em virtude dos desafios impostos pela pandemia da Covid-19 desde março de 2020 até o presente momento em 2021, buscamos alternativas metodológicas eficazes ao ensino remoto para o ensino de Língua Inglesa aos estudantes da rede estadual assistidos pelo Projeto de Iniciação à Docência (PIBID), sub-projeto do curso de Letras-Inglês, da UEMS de Jardim-MS. A fim de promover, ainda que de forma virtual, a prática e, portanto, o aprendizado da Língua Inglesa, foi criado o projeto “English Club”, desenvolvido através do aplicativo Telegram, por ser uma ferramenta interessante e mais eficiente no que diz respeito à interatividade, uma vez que possibilita a realização de enquetes dentro do próprio aplicativo pelos quais os estudantes podem escolher as temáticas e os conteúdos a serem trabalhados, tornando-os protagonistas do próprio processo de aprendizagem, além da vantagem de constituir um espaço reservado e propício para o desenvolvimento das quatro habilidades ligadas ao idioma, especialmente, a prática de listening e speaking. Desse modo, primeiramente, preparamos a divulgação do projeto nos grupos do WhatsApp, em seguida, os alunos migraram para o Telegram e fundamos o clube de inglês com diversas atividades interativas, tais como: desafios musicais e listening challenge, nos quais os alunos ouvem uma música ou o trecho de um vídeo em inglês e depois respondem ao quiz; prática de pronúncia por meio do recurso de gravação de áudio em atividades que envolvem a técnica de shadowing, que consiste em repetir o que o nativo disse, como se fosse uma “sombra” que imita a sua fala; além da utilização de jogos on-line (wordwall, flippity, etc.) para reforçar o aprendizado das estruturas gramaticais estudadas em sala de aula. Assim, podemos afirmar que o projeto exerceu um efeito positivo na Escola Cel. Juvêncio, em Jardim-MS, pois além de proporcionar o diálogo entre os bolsistas e os estudantes do 8º e 9º ano do Ensino Fundamental II também forneceu recursos e auxílio para que os estudantes possam praticar a língua inglesa de uma forma mais dinâmica e interativa, apesar da tecnologia ainda ser limitada, no sentido de não alcançar a totalidade dos estudantes.

Referências

Sem referências

Downloads

Publicado

2021-12-06

Como Citar

Vedoin, G., de Souza Silva, K. P., Benites Pedrosa, I., & Guerra Ramos, M. (2021). ENGLISH CLUB. ANAIS DO EGRAD, 7(10). Recuperado de https://anaisonline.uems.br/index.php/egrad/article/view/8261

Edição

Seção

LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)