FUNÇÕES DA LINGUAGEM E AUTO CONHECIMENTO

Autores

  • Angélica Gioli Lemes
  • Micaela Cristina Amaral Ferreira
  • Rodrigo Batista de Souza
  • Telma de Souza Garcia Grande
  • Ricardo Ramire Gonçalves

Resumo

Conhecer as funções da linguagem é algo de grande importância na formação escolar e linguística
do aluno, assim como a autoconsciência é fundamental para uma boa construção pessoal e consequentemente social. Com o intuito de desenvolver essa habilidade desenvolvemos esse trabalho
com alunos do Ensino Médio, estudantes de escola pública do período matutino. Utilizamos exposi-
ção de quatro temas: Cuidados, Autoestima, Tecnologias e Sucesso, sugeridos pela obra Encontro
com Familiares: Um diálogo sobre os adolescentes - volume 4, dos autores Marcos Meier e Oralda
Adur de Souza. Após a exposição os alunos apresentaram trabalhos sobre os temas propostos utilizando as seis funções da linguagem. As funções da linguagem dizem respeito às intenções do autor
ao produzir cada mensagem e, portanto, percebê-las é fundamental para interpretar textos, e é uma
das aptidões que revelam as aptidões do leitor, que possui senso crítico. Há construções objetivas e
neutras, que são exemplos da função referencial. Ao mesmo tempo, procura-se influenciar o comportamento do leitor, o que é característico da função apelativa ou conativa. Também podemos observar exemplos das funções emotiva, poética e fática. Vale notar que os textos não apresentam uma
única função da linguagem. Há sempre uma função que predomina, mas ela não é exclusiva, nós
utilizamos do método expositivo apresentando quatro palestras com vídeos para ilustrar melhor os
temas aplicados e as diferentes funções da linguagem.. Dialogamos com os alunos dando-lhes oportunidade de questionar e interagir, obtendo, com isso, uma maior compreensão da parte deles. Terminadas as palestras os alunos foram divididos em grupos que receberam temas e foi pedido para
que os mesmos utilizassem as funções da linguagem na elaboração de trabalhos que foram apresentados posteriormente. Foram feitos vídeos, entrevistas, poesias, dinâmicas e uma apresentação teatral. Esse diálogo oportunizou uma conversa com os adolescentes sobre temas recorrentes e difíceis
de serem tratados, os jovens estão expostos a problemas de autoestima, muitas vezes ligados a tecnologia e mídias sócias, o mais importante é que os estudantes se conscientizaram da necessidade
de cuidarem de si e de que para serem bem-sucedidos é necessário o conhecimento, leitura, autoconhecimento e teorias coerentes com a prática.

Downloads

Publicado

2019-11-04

Como Citar

Lemes, A. G., Ferreira, M. C. A., Souza, R. B. de, Grande, T. de S. G., & Gonçalves, R. R. (2019). FUNÇÕES DA LINGUAGEM E AUTO CONHECIMENTO. ANAIS DO EGRAD, 6(9). Recuperado de https://anaisonline.uems.br/index.php/egrad/article/view/5987

Edição

Seção

CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS APLICADAS

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)