@QUIMICAULA: A UTILIZAÇÃO DE MÍDIAS SOCIAIS COMO RECURSO VIRTUAL PARA O ENSINO DE QUÍMICA DURANTE A PANDEMIA DO CORONAVÍRUS (COVID-19).

Autores

  • Leonardo Gomes dos Santos Reis UEMS
  • Pâmela Moço de Matos UEMS
  • Gean Luiz Welter do Nascimento UEMS
  • Alberto Adriano Cavalheiro UEMS
  • André Molina Neto UEMS
  • Juliana Camila Fischer Karnopp UEMS

Palavras-chave:

Instagram, Aprendizagem, Ciência

Resumo

Desde o início da pandemia do coronavírus (COVID-19) em 2020, o mundo atingiu um elevado número de óbitos, no entanto, com as vacinas sendo aplicadas esse número permanece em declínio. O distanciamento social continua sendo um dos maiores meios de prevenção. Com a necessidade da aplicabilidade do ensino remoto os obstáculos que já se faziam presentes no ensino da química se tornaram ainda mais significativos. Pensando nisso o @quimicaula foi criado com o objetivo de auxiliar a comunicação, interação e socialização dos Bolsistas de Iniciação à Docência (Pibidianos) com os alunos da escola. Buscando alcançar um número considerável de estudantes atraídos pelas diversas publicações que vão desde os conteúdos que se fazem presentes no currículo escolar e alternam até curiosidades, datas comemorativas entre a comunidade científica (como, por exemplo, o dia do profissional em química) experimentos desenvolvidos através de vídeos além de demais publicações que exploram toda a área da química. O uso de mídias sociais surgiu da ideia de utilizar a tecnologia, que se faz cada vez mais presente no dia a dia dos alunos e em sala de aula, onde os computadores e os projetores dividem espaço com os quadros e os livros didáticos. Assim com empenho e dedicação dos acadêmicos o @quimicaula passou a fazer parte do dia a dia e da interação social dos alunos assim então conquistando a atenção dos alunos e da equipe gestora da Escola Estadual Vinicius de Moraes (Naviraí — MS). Com 188 publicações desde 16 de novembro de 2020 quando criado e com 178 contas alcançadas o @quimicaula segue um fluxograma de criação e postagens de conteúdos e publicações desenvolvidos pelos acadêmicos do programa de iniciação a docência (PIBID), obedecendo uma escala semanal de postagens pelos acadêmicos e aprovada pela professora de sala de aula que também é a supervisora do programa. Considerando os números de contas alcançadas e o reconhecimento do @quimicaula entre os alunos, equipe gestora, corpo docente da escola e da UEMS unidade de Naviraí, destacamos que alcançamos um bom desempenho e os objetivos propostos foram conquistados uma vez que os alunos compreendem o conteúdo, buscam por informação com os acadêmicos, pedem por novas publicações e interagem por meio do direct do @quimicaula. Assim, garantimos aos alunos informações de qualidade, seguras, confiáveis e de forma rápida, obedecendo todos os protocolos de biossegurança e prevalecendo a segurança dos alunos e da equipe do PIBID.

Referências

Sem referências

Downloads

Publicado

2021-12-01

Como Citar

Gomes dos Santos Reis, L., Moço de Matos, P., Welter do Nascimento, G. L., Adriano Cavalheiro, A., Molina Neto, A., & Camila Fischer Karnopp, J. (2021). @QUIMICAULA: A UTILIZAÇÃO DE MÍDIAS SOCIAIS COMO RECURSO VIRTUAL PARA O ENSINO DE QUÍMICA DURANTE A PANDEMIA DO CORONAVÍRUS (COVID-19). ANAIS DO EGRAD, 7(10). Recuperado de https://anaisonline.uems.br/index.php/egrad/article/view/8181

Edição

Seção

CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)