ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO: O PAPEL DO EDUCADOR: PERSPECTIVA PARA UM ENSINO EFICAZ QUE RESULTE EM UMA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA

Autores

  • Olívio Alves de Melo Júnior
  • José Barreto dos Santos

Resumo

A relação do homem com a natureza vem sendo estudada no ensino das Ciências no ambiente escolar e em tudo o que cerca os indivíduos. No entanto essa aprendizagem só se dará se houver significado para o aluno aquilo que se está querendo ensinar. Eu não posso falar por exemplo do plantil nas terras da lua, sendo que o que se pode estudar é a influência das fases da lua no plantil onde ele mora. Partindo do referencial teórico, o objetivo deste artigo é identificar a aprendizagem escolar e a instrução formuladas pelo psicólogo norte americano David Paul Ausubel (1918-2008) – Aprendizagem Significativa/AP – Neste sentido, para que a AP ocorra é preciso entender o processo de modificação do conhecimento, em vez de comportamento em um sentido externo e observável, e reconhecer a importância que os processos mentais têm nesse desenvolvimento. Daí a necessidade de estabelecer elos de modo que envolva o cognitivo o afetivo e o psicomotor. Mas não é só isso, os métodos e os recursos utilizados no ensino junto com a capacitação docente fazem toda a diferença. Partindo do referencial Teórico-Metodológico procuramos descrever as minhas experiências do estágio, analisando e refletindo sobre as experiências vivenciadas na escola, em soma com os conceitos sobre APs estudados nas aulas de Estagio Supervisionado e Regência, buscando que os alunos alcancem esse nível de conhecimento significativa onde sejam capazes de comparar e assimila-los, sendo também um agente de mudanças. Não existe, uma receita para uma aprendizagem significativa, mas existem pontos a serem observados, estratégias para serem traçadas, situações que devem ser revistas, adequações que são necessárias, algumas medidas enérgicas e outras medidas que devem ser estáticas, e o professor que deseja uma AP, tem que fazer não só o papel de educador, mas o papel de várias pessoas da sociedade, conforme seu público necessita.

 

Downloads

Publicado

2016-12-16

Como Citar

Melo Júnior, O. A. de, & Santos, J. B. dos. (2016). ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO: O PAPEL DO EDUCADOR: PERSPECTIVA PARA UM ENSINO EFICAZ QUE RESULTE EM UMA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA. ANAIS DO EGRAD, 3(6). Recuperado de https://anaisonline.uems.br/index.php/egrad/article/view/3534

Edição

Seção

CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E DA SAÚDE