RELATO DE EXPERIÊNCIA DE MONITORIA NA DISCIPLINA DE CLÍNICA MÉDICA DE CÃES E GATOS

Autores

  • Cesar Augusto Cruz SILVA Universidade Estadual de Santa Cruz
  • Roueda Abou SAID Universidade Estadual de Santa Cruz

Palavras-chave:

Docência, Medicina Veterinária, Monitor

Resumo

Entre as diversas atividades acadêmicas presentes na rotina diária de um estudante de graduação a monitoria se destaca como uma oportunidade valiosa de aprendizado e desenvolvimento, sendo caracterizada no auxílio de outros alunos na compreensão do conteúdo e na resolução de dúvidas relacionadas à disciplina. A monitoria da disciplina de Clínica Médica de cães e gatos, que tem como objetivo a abordagem teórica e prática das principais enfermidades dos sistemas orgânicos que acometem os animais, incluindo o estudo da etiologia, fisiopatologia, diagnóstico, prognóstico, tratamento e prevenção, é de extrema importância na formação profissional do estudante como futuro médico veterinário. Este estudo tem como objetivo relatar as experiências adquiridas durante o período de monitoria da disciplina de Clínica Médica de cães e gatos, do curso de Medicina Veterinária na Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC) durante o ano de 2023. O presente trabalho é de caráter descritivo, do tipo relato de experiência, realizado a partir da vivência do estudante como monitor da disciplina de Clínica Médica de cães e gatos, oferecida aos alunos do sétimo semestre, com carga horária total de 120 horas, divididas igualmente entre 60 horas de conteúdo teórico e 60 horas de prática. A monitoria foi realizada ao longo de dois semestres consecutivos, durante os quais foram disponibilizados materiais didáticos de apoio e realização de videochamadas. Além disso, o monitor pode acompanhar e auxiliar nas atividades práticas realizadas no Hospital Veterinário da instituição. As monitorias foram realizadas ao longo de dois semestres consecutivos, contemplando um total de 45 acadêmicos que cursaram a disciplina. Durante o período, foi criado um grupo no WhatsApp para facilitar a comunicação entre os alunos e o monitor. Também foram disponibilizados materiais didáticos de apoio, como resumos, listas de exercícios e estudos dirigidos, através de formulários online criados na plataforma Google, para auxiliar nos estudos dos alunos. Além disso, foram realizadas videochamadas para esclarecer dúvidas, revisar o conteúdo teórico ministrado em aula e resolver exercícios, utilizando a plataforma Google Meet. Em relação as aulas práticas, o monitor era responsável por acompanhar e auxiliar os alunos em diversas atividades. Isso incluía o preenchimento de fichas clínicas, a condução de casos clínicos, a realização de exames físicos, a coleta de materiais para exames complementares, a interpretação dos resultados, o estabelecimento de diagnósticos e a definição de tratamentos. O monitor também participava na aplicação de provas práticas juntamente com o professor orientador, sendo responsável pela avaliação dos alunos. A monitoria teve impactos significativos na disciplina e nos estudantes, incluindo o envolvimento direto do monitor no planejamento e execução do curso, a melhoria na relação entre os alunos e a resolução de dúvidas relacionadas à disciplina. Além disso, permitiu ao monitor a fixação de conteúdos teóricos, experiência com a docência e vivência prática da atividade profissional do médico veterinário na clínica de cães e gatos.

Biografia do Autor

Cesar Augusto Cruz SILVA, Universidade Estadual de Santa Cruz

Graduado do curso de Medicina Veterinária, Universidade Estadual de Santa Cruz;

Roueda Abou SAID, Universidade Estadual de Santa Cruz

Docente do curso de Medicina Veterinária, Universidade Estadual de Santa Cruz;

Referências

Sem referências.

Downloads

Publicado

2024-12-02

Como Citar

SILVA, C. A. C., & SAID, R. A. (2024). RELATO DE EXPERIÊNCIA DE MONITORIA NA DISCIPLINA DE CLÍNICA MÉDICA DE CÃES E GATOS. ANAIS DO EGRAD, (13). Recuperado de https://anaisonline.uems.br/index.php/egrad/article/view/9893

Edição

Seção

CIÊNCIAS AGRÁRIAS