RELATO DE EXPERIÊNCIA: MONITORIA EM COMUNICAÇÃO ORAL E ESCRITA NO CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS
Palavras-chave:
Monitoria, Comunicação, InterculturalidadeResumo
Este é um relato de experiências como monitora na disciplina de Comunicação Oral e Escrita em Contabilidade. A Comunicação é fundamental para a formação de profissionais contábeis, capacitando-os a expressarem-se de forma eficiente e eficaz, com novas ideias criativas e lucrativas. A comunicação promove a interação social entre sujeitos ativos, ela também auxilia na construção do sentido de textos orais e escritos, bem como na leitura crítica do mundo e na interculturalidade. Neste relato, no domínio das Ciências Contábeis. O principal objetivo da monitoria é auxiliar e ajudar os acadêmicos no desenvolvimento de suas habilidades de comunicação, tanto na produção textual quanto na apresentação oral. A metodologia foi sob uma abordagem qualitativa de caráter didático; empregamos na monitoria dialógica incluindo sessões de orientação, revisão de textos e exercícios acadêmicos. Os encontros foram estruturados com base nas demandas dos estudantes. Atendimentos individualizados e dinâmicas de grupo foram aplicados para incentivar a participação e a melhoria evolutiva; e ainda, trocas de informações por meio de telefonemas, mensagens WhatsApp; reuniões Meet. Os resultados demonstraram que houve procura pela monitora para identificar e sanar dificuldades enfrentadas pelos alunos, que nos exigiu, aplicação de uma estratégia didática para superá-las. Também pode-se indicar uma melhora nas habilidades comunicativas dos alunos, evidenciada pelo aumento da clareza e coerência nos textos estudados. A monitora promoveu um grupo no aplicativo WhatsApp que foi utilizado como ferramenta para a comunicação entre acadêmicos e a monitora. Assim, os estudantes puderam trocar experiências e aprendizados, contribuindo para o desenvolvimento de ambas as partes. Os estudantes que aproveitaram e usufruíram da monitoria, tirando suas dúvidas, consequentemente, adquiriram uma melhor participação e excussão das atividades em relação aos outros alunos, que não recorreram a monitoria, nas avaliações e trabalhos. Para a monitora, as atividades auxiliaram na sua formação, aprimorando o conhecimento já obtido na disciplina, pois estimulou estudos para transmissão de seu conhecimento, nas duvidas apresentadas. A experiência de monitoria foi extremamente positiva, para todos os envolvidos. Além de melhorar o desempenho acadêmico dos estudantes, a monitoria proporcionou, a acadêmica monitora, uma valiosa oportunidade de desenvolvimento pedagógico e pessoal; garantindo uma formação mais sólida, e ainda, auxiliando de maneira positiva as atividades docentes da professora. Certamente, podemos destacar que a forma de comunicação entre monitora/acadêmicos/professora foi salutar e coerente para uma interculturalidade no aprendizado. Essa prática de monitoria apresentou-se como atividade acadêmica enriquecedora para complementar o ensino, assim como a importância no apoio ao processo de ensino-aprendizagem de todos os envolvidos, corroborando para o processo didático e pedagógico da disciplina e da monitoria.
Referências
Sem referências.