OFICINAS TEMÁTICAS: NIVELANDO E APRIMORANDO CONHECIMENTOS PEDAGÓGICOS
Palavras-chave:
Evasão, Oficinas, AprendizagemResumo
O elevado índice de evasão nos primeiros anos dos cursos de nível superior no Brasil, tanto em instituições públicas quanto privadas, tem se tornado uma constante preocupação no meio acadêmico. Nesse sentido surge a ideia do projeto de ensino intitulado “Nivelamento Temático”, uma proposta pedagógica voltada para os cursos de graduação da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS), Unidade Universitária Santo Amaro, em Campo Grande. O objetivo é mitigar a problemática da evasão universitária, sobretudo nos primeiros ano da graduação, além de nivelar os conhecimentos dos acadêmicos, que, em muitos casos, apresentam déficit decorrente da etapa de ensino anterior. Essas lacunas vão desde habilidades básicas, como escrita e interpretação de texto, até competências mais específicas, como primeiro socorros, leitura de mapas, técnicas de oratória, entre outras. Nesse sentido, o projeto tem como objetivo criar um espaço para revisão, qualificação e reflexão metodológica, tornando-o uma proposta alternativa para melhorar o desempenho acadêmico dos discentes e contribuir para a parmanência deles na universidade. A operacionalização do projeto é conduzida por um coordenador, com apoio de colaboradores internos e externos à UEMS, além de acadêmicos bolsistas. O nivelamento ocorre por meio de diversas oficinas temáticas, ofertadas ao longo do ano, com duração aproximada de duas horas. Essas oficinas, que atendem entre 10 e 50 alunos, são ofertadas presencialmente e de forma gratuita, destinadas exclusivamente aos acadêmicos da UEMS. Desde seu início, em 2019, o projeto tem evoluído, e o recorte temporal deste resumo foca o ano de 2023. Nesse ano, as oficinas abrangeram temas como “Noções de Primeiros Socorros”, “Leitura de Mapas” e “Escrita Acadêmica”, utilizando dinâmicas de grupo e discussões práticas para promover um aprendizado ativo. No segundo semestre, foram ofertadas oficinas sobre “Manuseio e Compreensão da Plataforma Lattes” e “Orientação por Bússola”, com workshops práticos que permitiram a aplicação do conhecimento em atividades externas. Além disso, temas como “Diretrizes para Elaboração do Projeto Acadêmico” e “Saúde Mental” também foram abordados, por serem considerados aspectos cruciais para a vivência acadêmica. Por fim, a última oficina do ano reforçou a temática de “Primeiros Socorros II”. Alunas bolsistas desempenharam um papel fundamental, sendo responsáveis pelo planejamento das oficinas, desde a seleção dos temas e a divulgação — realizada por meio de plataformas como Instagram e grupos de WhatsApp — até a aplicação de pesquisas com os participantes e a emissão de certificados. Ao final de cada oficina, os participantes foram submetidos a uma pesquisa de feedback, cujos dados foram utilizados para aprimorar as edições futuras. A análise do relatório final do projeto revela que ele atingiu seus objetivos, colaborando para a permanência dos estudantes na universidade, promovendo o desenvolvimento acadêmico e fomentando a interação entre comunidade discente e docente, criando um ambiente de aprendizagem colaborativa e significativa. Embora o projeto tenha contato com uma adesão significativa em 2023, totalizando 234 participantes, ainda é necessário sensibilizar professores e alunos para incentivar uma participação mais ativa nas oficinas
Referências
Sem referências.