ASPECTOS GRAMATICAIS, CULTURA E LITERATURA LATINA

Autores

  • Anailton de Souza GAMA Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul
  • Apoliâna Domingues ANASTÁCIO Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul

Palavras-chave:

Língua e Cultura Latina, Língua Portuguesa, Diacronia, Sincronia

Resumo

O Projeto tem como objetivo contribuir para o aprimoramento e melhoria da qualidade do curso de Letras da Unidade de Jardim; divulgar conhecimentos básicos sobre a língua e a cultura latinas. Procura também demonstrar capacidade de descrição e o domínio das estruturas da língua, por meio da morfossintaxe, em paralelo com a Língua Portuguesa na busca de reconquistar espaço para a língua e a cultura latina no ensino superior incentivando processos de inovação na prática educativa no ensino de Língua Portuguesa relativas aos processos sincrônicos e diacrônicos da Língua e ampliar os espaços de aprendizagem e o uso de recursos e metodologias de ensino de Língua Portuguesa potencializando o debate sobre temas clássicos e contemporâneos no trabalho com a Língua Latina. O Projeto se justifica pela importância da língua latina para a leitura de textos fundamentais das mais diversas áreas, tais como a literatura, a filosofia, a história, o direito, a religião, as ciências naturais. O latim também se faz presente, por exemplo, na nomenclatura científica, na área do Direito por meio dos brocardos, nomes científicos da flora e fauna, além de encontrarmos grande número de vocábulos da Língua Portuguesa oriundos dessa língua, tendo em vista ser a Língua Portuguesa uma língua neolatina. Trata-se, enfim, de uma língua estreitamente relacionada com as raízes da cultura ocidental e, em especial, com a língua que falamos. O Projeto também se justifica e justifica a sua importância quando se refere à prática formativa em Letras contribuindo sobremaneira para compreender aspectos fonéticos, morfológicos e sintáticos do que hoje se denomina de Língua Portuguesa, tendo em vista que os aspectos gramaticais dessa língua se encontram na língua latina. Dessa maneira, o projeto oferece mecanismos para fomentar conhecimentos diversos relativos à diacronia da Língua Portuguesa e à Língua Latina além de fomentar o fortalecimento da Língua Latina no Curso de Letras contribuindo para a prática formativa do profissional de letras. O Projeto envolve discussões e possibilidades de interação acadêmica ligados aos cursos de graduação da Unidade Universitária de Jardim, em especial o Curso de Letras, e também incentiva a realização de pesquisas no ensino de língua, cultura e literatura latina. Essas atividades se dão em várias frentes: primeiramente, há a parte da pesquisa ligada à seleção e análise do material a ser trabalhado, a produção de materiais para o ensino da língua, produzida tanto pelo coordenador do projeto quanto pelos bolsistas envolvidos; e, em segunda instância, a oferta de encontros variados para a comunidade acadêmica, tais como o curso de gramática do latim voltado para a cultura e a língua dos romanos, estudo da Literatura e cultura latina além de se poder pensar em outras alternativas de cursos viáveis ligados ao projeto e aos pesquisadores e professores envolvidos. Além dos mitos, os estudantes também podem se interessar em aprender sobre a etimologia das palavras. A metodologia aplicada no Projeto prevê também a execução de filmes que versam sobre a cultura latina.

Biografia do Autor

Anailton de Souza GAMA, Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul

Doutor em Letras na Linha de Pesquisa Procedimentos de Constituição dos Sentidos do Discurso e do Texto e Área de Concentração Estudos Discursivos e Textuais pela UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE-SP (2016); é Mestre em Letras, Área de Concentração Estudos Linguísticos pela UFMS - Câmpus de Três Lagoas-MS (2009); é Especialista em Literatura Comparada pela UFMS (1999) e possui graduação em Letras com Habilitação em Português e Literaturas de Língua Portuguesa pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (1997). Atua como professor das disciplinas de Latim e Língua Portuguesa na Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul,/Unidade Universitária de Jardim. Desenvolve projetos de pesquisa, extensão e ensino na instituição em que atua. Participa de Grupos de Pesquisa e Estudos na área. Tem experiência na área de ensino com ênfase em Linguística, atuando principalmente nos seguintes áreas: Análise do Discurso, Semiótica, Linguística aplicada ao ensino de Língua Portuguesa, Língua Portuguesa, Latim. É pesquisador na área de Linguística geral com destaque para Análise do Discurso, Semiótica e Linguística Aplicada. Possui artigos publicados em revistas especializadas além de capítulos de livros. É docente do PROFLETRAS. Mestrado Profissional em Letras em Rede Nacional. da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul-Unidade de Dourados.;

Apoliâna Domingues ANASTÁCIO, Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul

Possui Ensino Médio pela Escola Estadual Coronel Pedro José Rufino(2021). Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Língua Portuguesa. É acadêmica do Curso de Letras com Habilitacão Portugues e Inglês pela Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul. É bolsista em Projeto de Ensino.

Referências

Sem referências.

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Publicado

2024-12-02

Como Citar

GAMA, A. de S., & ANASTÁCIO, A. D. (2024). ASPECTOS GRAMATICAIS, CULTURA E LITERATURA LATINA. ANAIS DO EGRAD, (13). Recuperado de https://anaisonline.uems.br/index.php/egrad/article/view/9881

Edição

Seção

LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES