TÍTULO:ESTRATÉGIAS DE ESTUDO, LEITURA E ESCRITA PARA GANHO DE HABILIDADES ACADÊMICAS
Palavras-chave:
Ensino, Discente, AprendizagemResumo
Introdução: Este projeto foi construído a partir de um olhar atento frente às dificuldades em relação às demandas acadêmicas apresentadas envolvidas com leitura, escrita e comunicação no contexto da academia, como também o desenvolvimento do projeto lançou luz sobre a raiz desta dificuldade que é as lacunas deixadas pela educação básica em relação ao desenvolvimento da aprendizagem em escrita e leituras. Objetivos: Este projeto tem como objetivo desenvolver com os discentes e participantes ações pedagógicas a fim de construir novos repertórios, identificando e buscando preencher, na medida do possível, às lacunas relacionadas à escrita e leitura deixadas pela educação básica, melhorando assim a experiência do ensino superior, fortalecendo vínculos e o desempenho acadêmico na UEMS de Campo Grande –MS, unidade Santo Amaro.Metodologia: Este projeto tem como público-alvo discentes dos períodos matutino e noturno da unidade Santo Amaro de Campo Grande. Para sua execução haverão três etapas de trabalhos: - Etapa I: preparativos, contatos para estruturação da agenda e conteúdo programático. - Etapa II: serão realizados encontros quinzenais no turno vespertino, com duração 1h30min/aula, a partir de 16/04/2024 a 03/12/2024, respeitando os feriados, recessos e férias, com participação de até 40 discentes. As aulas ocorrerão em uma sala previamente reservada nas datas do cronograma. O alcance será por meio de divulgação no campus, em meios virtuais, junto à coordenação dos cursos matutinos e noturnos. Serão realizadas oficinas visando o conhecimento do letramento acadêmico a partir da comunicação oral, escrita e de apresentação; assim como a elaboração de métodos de estudo e escrita acadêmica. Os temas dos encontros serão abordados por vários estudos de caso a partir de textos acadêmicos, para que cada discente tenha a oportunidade de sanar suas dúvidas e melhorar em suas dificuldades relacionadas à leitura e escrita acadêmicas. Etapa III: avaliação, produção de relatório e de uma cartilha de letramento acadêmico voltada aos discentes. Resultados: Embora houvesse interesse pelo grande número de inscrições realizadas, muitos participantes acabaram não vindo e ou desistindo, pois trabalham ou têm outras atividades que inviabilizaram suas permanências conforme justificaram ao serem contactados. No entanto, aqueles que permaneceram seguem engajados e aproveitando as oportunidades de aprendizagem que o projeto oferece, realizando até mesmo as atividades ead. Conclusão:Diante disso, o presente projeto se faz necessário devido a demanda acadêmica apresentada, seu desenvolvimento nos encontros trouxe luz a temas que alguns participantes possuíam dúvidas desde o início de suas caminhadas na educação, auxiliando também em estratégias que possam ser usadas ao se deparar com uma linguagem acadêmica, ou um trabalho acadêmico, portanto este projeto se fez e se faz até o presente momento necessário para o amadurecimento acadêmico dos discentes participantes.
Referências
Sem referências.