TÍTULO:ESTRATÉGIAS DE ESTUDO, LEITURA E ESCRITA PARA GANHO DE HABILIDADES ACADÊMICAS

Autores

  • Nycoly Taisa ALVES FERREIRA Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul
  • Fernanda Calças SOUZA MEDEIROS Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul
  • Vicente Junior SARUBBI Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul

Palavras-chave:

Ensino, Discente, Aprendizagem

Resumo

Introdução: Este projeto foi construído a partir de um olhar atento frente às dificuldades em relação às demandas acadêmicas apresentadas envolvidas com leitura, escrita e comunicação no contexto da academia, como também o desenvolvimento do projeto lançou luz sobre a raiz desta dificuldade que é as lacunas deixadas pela educação básica em relação ao desenvolvimento da aprendizagem em escrita e leituras. Objetivos: Este projeto tem como objetivo desenvolver com os discentes e participantes ações pedagógicas a fim de construir novos repertórios, identificando e buscando preencher, na medida do possível, às lacunas relacionadas à escrita e leitura deixadas pela educação básica, melhorando assim a experiência do ensino superior, fortalecendo vínculos e o desempenho acadêmico na UEMS de Campo Grande –MS, unidade Santo Amaro.Metodologia: Este projeto tem como público-alvo discentes dos períodos matutino e noturno da unidade Santo Amaro de Campo Grande. Para sua execução haverão três etapas de trabalhos: - Etapa I: preparativos, contatos para estruturação da agenda e conteúdo programático. - Etapa II: serão realizados encontros quinzenais no turno vespertino, com duração 1h30min/aula, a partir de 16/04/2024 a 03/12/2024, respeitando os feriados, recessos e férias, com participação de até 40 discentes. As aulas ocorrerão em uma sala previamente reservada nas datas do cronograma. O alcance será por meio de divulgação no campus, em meios virtuais, junto à coordenação dos cursos matutinos e noturnos. Serão realizadas oficinas visando o conhecimento do letramento acadêmico a partir da comunicação oral, escrita e de apresentação; assim como a elaboração de métodos de estudo e escrita acadêmica. Os temas dos encontros serão abordados por vários estudos de caso a partir de textos acadêmicos, para que cada discente tenha a oportunidade de sanar suas dúvidas e melhorar em suas dificuldades relacionadas à leitura e escrita acadêmicas. Etapa III: avaliação, produção de relatório e de uma cartilha de letramento acadêmico voltada aos discentes. Resultados: Embora houvesse interesse pelo grande número de inscrições realizadas, muitos participantes acabaram não vindo e ou desistindo, pois trabalham ou têm outras atividades que inviabilizaram suas permanências conforme justificaram ao serem contactados. No entanto, aqueles que permaneceram seguem engajados e aproveitando as oportunidades de aprendizagem que o projeto oferece, realizando até mesmo as atividades ead. Conclusão:Diante disso, o presente projeto se faz necessário devido a demanda acadêmica apresentada, seu desenvolvimento nos encontros trouxe luz a temas que alguns participantes possuíam dúvidas desde o início de suas caminhadas na educação, auxiliando também em estratégias que possam ser usadas ao se deparar com uma linguagem acadêmica, ou um trabalho acadêmico, portanto este projeto se fez e se faz até o presente momento necessário para o amadurecimento acadêmico dos discentes participantes.

Biografia do Autor

Nycoly Taisa ALVES FERREIRA, Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul

Discente do Curso de Psicologia, Unidade Universitária de Campo Grande

Fernanda Calças SOUZA MEDEIROS, Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul

Discente do Curso de Psicologia, Unidade Universitária de Campo Grande

Vicente Junior SARUBBI, Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul

Docente nos curso de Psicologia e Medicina, Unidade Universitária de Campo Grande

Referências

Sem referências.

Downloads

Publicado

2024-12-02

Como Citar

ALVES FERREIRA, N. T., Calças SOUZA MEDEIROS, F., & SARUBBI, V. J. (2024). TÍTULO:ESTRATÉGIAS DE ESTUDO, LEITURA E ESCRITA PARA GANHO DE HABILIDADES ACADÊMICAS. ANAIS DO EGRAD, (13). Recuperado de https://anaisonline.uems.br/index.php/egrad/article/view/9877

Edição

Seção

LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.