A OTIMIZAÇÃO DO PROCESSO DE APRENDIZAGEM POR MEIO DO USO ADEQUADO DAS FERRAMENTAS DISPONÍVEIS NO AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM.
Palavras-chave:
Educação, Inclusão, TecnologiasResumo
O mundo vive uma intensa transformação digital. A tecnologia faz parte de diversas áreas da nossa vida e a educação não poderia ficar fora desse movimento. No contexto atual, é essencial abrir novos caminhos para garantir que todos tenham acesso a uma educação de qualidade. Com a rápida evolução da sociedade, surgiram diversas ferramentas como Moodle, Google Docs, Google Meet, Microsoft Teams, etc., que disponibilizam auxílio ao ensino. No entanto, nem todos têm conhecimento ou domínio dessas tecnologias. Colocando isso no contexto do ensino à distância, a falta de familiaridade com essas ferramentas pode se tornar um obstáculo significativo. Muitos enfrentam desafios de adaptação ao mundo digital devido a diferentes fatores, que vão desde a falta de familiaridade com a computação básica até a dificuldade em criar ou enviar arquivos, levando muitos a desistirem de seus objetivos educacionais. O presente projeto pretende auxiliar os estudantes com dificuldades na utilização da tecnologia para o acesso às salas de aula virtuais. Por meio deste projeto, busca-se proporcionar aos acadêmicos o suporte necessário para compreender e utilizar essas ferramentas de maneira eficaz. Nessa abordagem inclui o suporte aos acadêmicos para que se tornem protagonistas de seu próprio desenvolvimento pessoal e educacional e saiam de uma posição passiva em relação aquisição dos seus conhecimentos. A metodologia utilizada consiste no atendimento presencial no polo de Aparecida do Taboado-MS e por meio de encontros síncronos nos demais polos onde há oferta de turmas iniciantes e/ou com dificuldades. Ao longo da experiência, foi observado que muitos acadêmicos não possuem computadores ou notebooks, dependendo de seus smartphones para acesso e estudo. Por isso, durante as videochamadas pelo Meet ou nos encontros presenciais, é demonstrado como utilizar o Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) em qualquer dispositivo, inclusive no celular. Os atendimentos são realizados tanto individualmente quanto em grupo, adequando-se às necessidades de cada acadêmico. É importante destacar que a maioria dos participantes deste projeto é composta por acadêmicos cuja faixa etária está acima de quarenta anos, o que evidencia que não há barreiras quando há vontade de adquirir conhecimentos. Ao proporcionar aos acadêmicos o desenvolvimento de habilidades digitais e proporcionar suporte personalizado, este projeto não apenas facilita o acesso à educação, mas também promove uma maior inclusão digital e social. Investir na capacitação e no suporte tecnológico para acadêmicos demonstra ser um passo crucial para o avanço da educação inclusiva e acessível a todos. O projeto encontra-se em andamento, ainda não temos resultados consolidados. Porém, esse curto espaço de tempo já nos permite perceber que ao eliminar as barreiras tecnológicas, os discentes adquirem autonomia para dar prosseguimento aos estudos e alcançar seu potencial máximo, independentemente da idade.
Referências
Sem referências.