RELATO DE EXPERIÊNCIA EM PROJETO DE ENSINO: APRENDENDO SOBRE GENÉTICA E SUA APLICAÇÃO NA SAÚDE.
Palavras-chave:
Ensino, Genética, SaúdeResumo
A genética tem grande importância na vida dos seres vivos, seu primeiro passo ocorreu com os estudos de Gregor Mendel, desenvolvendo cruzamentos com ervilhas. Anos depois, três pesquisadores, Watson, Crick e Franklin, descobriram a estrutura e a composição do DNA, assim foi possível estudar o papel da genética nos seres humanos e suas aplicações na saúde. Diante do supracitado, o projeto de ensino 'Aprendendo sobre Genética e sua Aplicação na Saúde' foi criado para fomentar o estudo da genética dentro da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul - UEMS e oportunizar os acadêmicos dos cursos da área da saúde e das ciências biológicas a entrar em contato com esse campo pouco explorado, sobretudo, na grade curricular do curso de medicina. Assim, o projeto tem o objetivo de compreender a genética humana aplicada na saúde, bem como descrever suas bases da hereditariedade, caracterizar o cariótipo humano e as principais doenças genéticas e promover a interação acadêmica por meio de aulas, estudos de casos clínicos e oficinas com estratégias ativas de aprendizagem. A metodologia consistiu em realizar oficinas mensal com duração de 4 horas no laboratório de histologia da UEMS ou em sala de aulas disponíveis, uso de metodologias ativa com estudos de casos clínicos, discussões, e aulas práticas com análise de material genético em microscópio. Além disso, houve reuniões da equipe executora para treinamento e organização das atividades, o discente fica encarregado para divulgação das oficinas, montar formulário para inscrição dos participantes, registrar frequência dos inscritos, elaborar material didático para as atividades, organizar o ambiente para os encontros e encaminhar os certificados aos participantes. O projeto desfrutou de ótimos resultados, como a ampliação do estudo e conhecimento sobre genética e sua aplicação na saúde para além das grades curriculares, proporcionou a integração entre acadêmicos de diferentes cursos e os estímulos de discentes e docentes pela área para que possam multiplicar e gerar novos conhecimentos e novas oportunidades. Portanto, esse projeto de ensino é imprescindível para a comunidade da UEMS, visto que geraram resultados positivos e agregação de valores a todos que participaram e àqueles que executaram e fizeram acontecer, bem como possibilita a elaboração de estudos futuros sobre a área, contribuindo para a UEMS no campo científico.
Referências
Sem referências.