RELATO DE EXPERIÊNCIA EM PROJETO DE ENSINO: APRENDENDO SOBRE GENÉTICA E SUA APLICAÇÃO NA SAÚDE.

Autores

  • Fernando Manoel Melo SILVEIRA Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul
  • Carlos HIGA Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul
  • Leandro ANTERO Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul
  • Margarida Maria de Rossi VIEIRA Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul
  • Juceli Gonzalez GOUVEIA Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul

Palavras-chave:

Ensino, Genética, Saúde

Resumo

A genética tem grande importância na vida dos seres vivos, seu primeiro passo ocorreu com os estudos de Gregor Mendel, desenvolvendo cruzamentos com ervilhas. Anos depois, três pesquisadores, Watson, Crick e Franklin, descobriram a estrutura e a composição do DNA, assim foi possível estudar o papel da genética nos seres humanos e suas aplicações na saúde. Diante do supracitado, o projeto de ensino 'Aprendendo sobre Genética e sua Aplicação na Saúde' foi criado para fomentar o estudo da genética dentro da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul - UEMS e oportunizar os acadêmicos dos cursos da área da saúde e das ciências biológicas a entrar em contato com esse campo pouco explorado, sobretudo, na grade curricular do curso de medicina. Assim, o projeto tem o objetivo de compreender a genética humana aplicada na saúde, bem como descrever suas bases da hereditariedade, caracterizar o cariótipo humano e as principais doenças genéticas e promover a interação acadêmica por meio de aulas, estudos de casos clínicos e oficinas com estratégias ativas de aprendizagem. A metodologia consistiu em realizar oficinas mensal com duração de 4 horas no laboratório de histologia da UEMS ou em sala de aulas disponíveis, uso de metodologias ativa com estudos de casos clínicos, discussões, e aulas práticas com análise de material genético em microscópio. Além disso, houve reuniões da equipe executora para treinamento e organização das atividades, o discente fica encarregado para divulgação das oficinas, montar formulário para inscrição dos participantes, registrar frequência dos inscritos, elaborar material didático para as atividades, organizar o ambiente para os encontros e encaminhar os certificados aos participantes. O projeto desfrutou de ótimos resultados, como a ampliação do estudo e conhecimento sobre genética e sua aplicação na saúde para além das grades curriculares, proporcionou a integração entre acadêmicos de diferentes cursos e os estímulos de discentes e docentes pela área para que possam multiplicar e gerar novos conhecimentos e novas oportunidades. Portanto, esse projeto de ensino é imprescindível para a comunidade da UEMS, visto que geraram resultados positivos e agregação de valores a todos que participaram e àqueles que executaram e fizeram acontecer, bem como possibilita a elaboração de estudos futuros sobre a área, contribuindo para a UEMS no campo científico.

Biografia do Autor

Fernando Manoel Melo SILVEIRA, Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul

Discente bolsista de curso de Medicina;

Carlos HIGA, Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul

Discente bolsista do curso de Ciências Biológicas

Leandro ANTERO, Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul

Docente colaborador do projeto

Margarida Maria de Rossi VIEIRA, Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul

Docente colaborador do projeto

Juceli Gonzalez GOUVEIA, Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul

Docente coordenadora do projeto.

Referências

Sem referências.

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Publicado

2024-12-02

Como Citar

Manoel Melo SILVEIRA, F., HIGA, C., ANTERO, L., Maria de Rossi VIEIRA, M., & Gonzalez GOUVEIA, J. (2024). RELATO DE EXPERIÊNCIA EM PROJETO DE ENSINO: APRENDENDO SOBRE GENÉTICA E SUA APLICAÇÃO NA SAÚDE. ANAIS DO EGRAD, (13). Recuperado de https://anaisonline.uems.br/index.php/egrad/article/view/9873

Edição

Seção

CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E DA SAÚDE