TREINAMENTO EM PROGRAMAÇÃO C USANDO A PLATAFORMA BEECROWD

Autores

  • Vinicius Silva BALBINO Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul
  • Nilton Cézar DE PAULA Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul

Palavras-chave:

Programação, Plataforma Beecrowd, Desafios em programação

Resumo

O projeto surgiu a partir da identificação dos desafios enfrentados por alguns estudantes ao programar na linguagem C, percebendo a necessidade de um tempo adicional para que pudessem ter um melhor desempenho nas disciplinas do curso de Ciência da Computação e progredirem na programação de forma geral. Assim, o principal objetivo deste projeto é auxiliar os alunos na resolução de problemas de forma computacional usando a plataforma Beecrowd através de um treinamento em linguagem C. O Beecrowd contém milhares de problemas para serem resolvidos computacionalmente distribuídos em diferentes níveis de dificuldade, constituindo um ambiente agradável de aprendizagem, com suporte a vários tipos de linguagens. A plataforma corrige automaticamente a solução de um problema construído pelo programador, indicando se está correta ou não, sem mostrar uma possível solução. O projeto está em andamento desde abril/2024 e será finalizado em novembro/2024 com as seguintes atividades: (i) seleção de problemas do Beecrowd pelo orientador e resolvidos pelo discente orientando de forma a torná-lo apto a dar o suporte necessário aos alunos durante o treinamento. Essa atividade tem sua execução entre abril à novembro de 2024, onde até agosto já foram selecionados e resolvidos em torno de 200 problemas. Os tipos de problemas variam em categorias de iniciante, gerais até processamento de strings; (ii) realização do treinamento pelo discente orientando com a participação dos alunos e o reforço no uso de componentes da linguagem C. O treinamento tem uma carga horária de 48h e iniciou em 03/08/2024 e finalizará em 23/11/2024 com encontros aos sábados de manhã. Esses encontros tem sido realizados de forma remota usando web-conferência em sala virtual do Google Meet. A inscrição no treinamento contou com 19 alunos inscritos/participantes. Nos encontros o discente orientando disponibiliza os problemas para serem resolvidos pelos alunos, tira dúvidas e resolve alguns quando necessário. Além disto, o discente orientando estimula os alunos a criarem suas próprias soluções; (iii) o discente orientando ainda participa de reuniões bimestrais com o orientador para informar as dificuldades enfrentadas e como os alunos estão envolvidos durante o treinamento. Com o treinamento espera-se despertar no aluno o interesse em programação de computadores, capacitar o aluno a distinguir os componentes básicos da linguagem C e implementar programas usando estruturas adequadas e, por fim, permitir ao aluno conhecer e usar a plataforma Beecrowd.

Biografia do Autor

Vinicius Silva BALBINO, Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul

Discente do curso de Ciência da Computação UEMS

Nilton Cézar DE PAULA, Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul

Docente orientador do curso de Ciência da Computação UEMS

Referências

Sem referências.

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Publicado

2024-12-02

Como Citar

Silva BALBINO, V., & Cézar DE PAULA, N. (2024). TREINAMENTO EM PROGRAMAÇÃO C USANDO A PLATAFORMA BEECROWD. ANAIS DO EGRAD, (13). Recuperado de https://anaisonline.uems.br/index.php/egrad/article/view/9869

Edição

Seção

CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA