ANÁLISE DA EXPERIÊNCIA COMO MONITORA DA DISCIPLINA DE METODOLOGIA DO ENSINO DA ARTE DO CURSO DE PEDAGOGIA A DISTÂNCIA

Autores

  • Luci Barros da SILVA Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul
  • João Paulo Pereira COELHO Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul

Palavras-chave:

Auxílio, Educação, Educação a Distância

Resumo

Na Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS), o programa de monitoria parte de uma perspectiva de colaboração entre alunos e professores para oferecer o suporte pedagógico necessário para garantir um processo de ensino-aprendizagem de qualidade. Na UEMS, a monitoria pode ser realizada tanto de forma presencial quanto virtual, adaptando-se às diferentes modalidades de ensino e realidades dos alunos. Ainda, a monitoria é ofertada tanto para as disciplinas anuais como aquelas semestrais, podendo ainda serem regulares ou de reoferta, sendo usado no ensino presencial e na educação a distância. O monitor pode participar do programa com bolsa ou de forma voluntária. O suporte adicional aos alunos proporcionado pela monitoria aprimora a experiência educacional do acadêmico, diminui a evasão e auxilia os professores na criação de uma universidade mais inclusiva e menos excludente. Os monitores prestam um acompanhamento personalizado, tanto no esclarecimento de dúvidas como também incentivando o aluno, como engajando ele nas atividades acadêmicas. Essa proximidade entre monitores e alunos torna a aprendizagem mais eficiente, promovendo uma troca valiosa de conhecimentos e experiências para todos os sujeitos envolvidos no processo. No contexto da Educação a Distância (EaD), onde os alunos não têm contato diário com professores e tutores, a monitoria se torna ainda mais crucial. Especificamente na disciplina de Metodologia de Ensino da Arte, a monitoria foi ofertada no primeiro semestre de 2024, realizada integralmente de forma virtual. A monitora conduziu encontros pela plataforma Meet e manteve a interação com os acadêmicos pelo Moodle. Além de esclarecer as dúvidas sobre as atividades, a monitora enviava mensagens de incentivo e lembretes sobre as tarefas. Todavia, a monitora enfrenta desafios significativos. O fato da disciplina ser de reoferta contribuiu para a baixa participação dos alunos. Isso demonstrou ser um dos desafios de se acompanhar pedagogicamente um acadêmico que já vem de um histórico de dificuldades e fragilidades em seus estudos. A falta de confiança em si mesmos foi uma barreira para um diálogo mais aberto e construtivo. Isso colaborou com a resistência deles de aceitarem ajuda. É preciso considerar os desafios específicos da Educação a Distância, onde a ausência de contato presencial exige habilidades adicionais para engajar e motivar os alunos, tornando a função do monitor ainda mais complexa e desafiadora. Apesar dessas dificuldades, a experiência como monitora proporcionou uma nova visão sobre as barreiras enfrentadas na docência, contribuindo em grande medida para a formação profissional da acadêmica monitora.

Biografia do Autor

Luci Barros da SILVA, Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul

Discente do Curso de Pedagogia - EaD da UEMS Polo de Aparecida do Taboado;

João Paulo Pereira COELHO, Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul

Docente dos cursos de Letras/Inglês, Matemática e Pedagogia EaD

Referências

Sem referências.

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Publicado

2024-12-02

Como Citar

Barros da SILVA, L., & Pereira COELHO, J. P. (2024). ANÁLISE DA EXPERIÊNCIA COMO MONITORA DA DISCIPLINA DE METODOLOGIA DO ENSINO DA ARTE DO CURSO DE PEDAGOGIA A DISTÂNCIA. ANAIS DO EGRAD, (13). Recuperado de https://anaisonline.uems.br/index.php/egrad/article/view/9868

Edição

Seção

CIÊNCIAS HUMANAS

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