FARMACOCINÉTICA E A ADMINISTRAÇÃO DE MEDICAMENTOS EM NEONATOS: RELATOS DE UM PROJETO DE ENSINO

Autores

  • Gabrieli Bezerra da SILVA Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul
  • Ágatha NIELING Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul

Palavras-chave:

Farmacologia, Teoria de enfermagem, Educação em enfermagem

Resumo

Introdução: A prática correta da administração de medicamentos é indispensável para evitar efeitos adversos, hospitalizações, altos custos em saúde e óbitos, particularmente em pacientes neonatais. Nota-se uma escassez de estudos e formulações específicas para neonatos, ocasionando a adaptação de medicamentos destinados a adultos, para este grupo. A administração adequada envolve cálculos detalhados considerando a farmacocinética, imaturidade dos órgãos e características individuais dos recém-nascidos. A terapêutica individualizada e o ajuste de doses baseados na farmacocinética são indispensáveis. Além disso, é necessário que os profissionais de enfermagem adquiram conhecimentos em farmacocinética neonatal e administração de medicamentos, conforme os princípios de Patrícia Benner, que destaca a importância de habilidades e julgamento clínicos. O modelo de Dreyfus, utilizado por Benner, enfatiza o desenvolvimento contínuo de competências e a aplicação prática de conhecimentos e experiências para alcançar a excelência na enfermagem. Objetivo geral: Proporcionar saberes sobre farmacocinética e a administração de medicamentos em neonatos pela Enfermagem por meio de um projeto de ensino. Metodologia: O projeto de ensino foi organizado em dois momentos semanais: 1º Momento – encontro educativo presencial (às quartas-feiras), no período vespertino. 2º Momento – encontro educativo virtual – a recomendação foi que as leituras e o acesso às atividades ocorressem em até 7 dias, sendo disponibilizados 2 ou 3 dias após o encontro presencial. A presença do encontro virtual foi relatada após a entrega da atividade disponibilizada no Moodle/UEMS. Os conteúdos abordados no projeto de ensino foram divididos em 3 módulos, sendo eles: 1° módulo - Classificações e fisiologia neonatal, 2° módulo - Farmacocinética neonatal, sendo abordadas as etapas de absorção, distribuição, metabolismo e excreção do medicamento no neonato. 3° módulo - Administração de medicamentos, onde foi abordado a administração de medicamentos em neonatos: formas e vias farmacêuticas e segurança do paciente. As atividades realizadas ao longo do projeto de ensino foram análise de caso clínico, diagramas de fluxo e mapas conceituais. O público-alvo foram até 30 acadêmicos que estivessem cursando ou concluído a disciplina de Farmacologia aplicada à Enfermagem I, sendo que 21 concluíram o projeto de ensino de 66 horas. Resultados: O projeto de ensino alcançou seus objetivos, proporcionando aos acadêmicos de enfermagem conhecimentos sobre farmacocinética e administração de medicamentos em neonatos. Foram realizadas aulas expositivas dialogadas que capacitaram os acadêmicos a entender as etapas de absorção, distribuição, biotransformação e excreção de medicamentos, além de identificar formas farmacêuticas e vias de administração adequadas para neonatos. Utilizando o referencial teórico de Patrícia Benner, o projeto desenvolveu habilidades técnicas e julgamento clínico fundamentado em evidências científicas, promovendo a excelência na prática de enfermagem neonatal. Conclusão: Pode-se notar que o projeto de ensino proporcionou aos acadêmicos um conhecimento mais detalhado sobre farmacocinética e administração de medicamentos em neonatos. As atividades teóricas capacitaram os participantes a aplicar esses conhecimentos clinicamente, promovendo uma administração de medicamentos mais segura e eficaz.

Biografia do Autor

Gabrieli Bezerra da SILVA, Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul

Bolsista Gabrieli Bezerra da Silva, acadêmica de enfermagem

Ágatha NIELING, Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul

Orientanda Ágatha Nieling, acadêmica de enfermagem;

Referências

Sem referências.

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Publicado

2024-12-02

Como Citar

Bezerra da SILVA, G., & NIELING, Ágatha. (2024). FARMACOCINÉTICA E A ADMINISTRAÇÃO DE MEDICAMENTOS EM NEONATOS: RELATOS DE UM PROJETO DE ENSINO. ANAIS DO EGRAD, (13). Recuperado de https://anaisonline.uems.br/index.php/egrad/article/view/9867

Edição

Seção

CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E DA SAÚDE