FARMACOCINÉTICA E A ADMINISTRAÇÃO DE MEDICAMENTOS EM NEONATOS: RELATOS DE UM PROJETO DE ENSINO
Palavras-chave:
Farmacologia, Teoria de enfermagem, Educação em enfermagemResumo
Introdução: A prática correta da administração de medicamentos é indispensável para evitar efeitos adversos, hospitalizações, altos custos em saúde e óbitos, particularmente em pacientes neonatais. Nota-se uma escassez de estudos e formulações específicas para neonatos, ocasionando a adaptação de medicamentos destinados a adultos, para este grupo. A administração adequada envolve cálculos detalhados considerando a farmacocinética, imaturidade dos órgãos e características individuais dos recém-nascidos. A terapêutica individualizada e o ajuste de doses baseados na farmacocinética são indispensáveis. Além disso, é necessário que os profissionais de enfermagem adquiram conhecimentos em farmacocinética neonatal e administração de medicamentos, conforme os princípios de Patrícia Benner, que destaca a importância de habilidades e julgamento clínicos. O modelo de Dreyfus, utilizado por Benner, enfatiza o desenvolvimento contínuo de competências e a aplicação prática de conhecimentos e experiências para alcançar a excelência na enfermagem. Objetivo geral: Proporcionar saberes sobre farmacocinética e a administração de medicamentos em neonatos pela Enfermagem por meio de um projeto de ensino. Metodologia: O projeto de ensino foi organizado em dois momentos semanais: 1º Momento – encontro educativo presencial (às quartas-feiras), no período vespertino. 2º Momento – encontro educativo virtual – a recomendação foi que as leituras e o acesso às atividades ocorressem em até 7 dias, sendo disponibilizados 2 ou 3 dias após o encontro presencial. A presença do encontro virtual foi relatada após a entrega da atividade disponibilizada no Moodle/UEMS. Os conteúdos abordados no projeto de ensino foram divididos em 3 módulos, sendo eles: 1° módulo - Classificações e fisiologia neonatal, 2° módulo - Farmacocinética neonatal, sendo abordadas as etapas de absorção, distribuição, metabolismo e excreção do medicamento no neonato. 3° módulo - Administração de medicamentos, onde foi abordado a administração de medicamentos em neonatos: formas e vias farmacêuticas e segurança do paciente. As atividades realizadas ao longo do projeto de ensino foram análise de caso clínico, diagramas de fluxo e mapas conceituais. O público-alvo foram até 30 acadêmicos que estivessem cursando ou concluído a disciplina de Farmacologia aplicada à Enfermagem I, sendo que 21 concluíram o projeto de ensino de 66 horas. Resultados: O projeto de ensino alcançou seus objetivos, proporcionando aos acadêmicos de enfermagem conhecimentos sobre farmacocinética e administração de medicamentos em neonatos. Foram realizadas aulas expositivas dialogadas que capacitaram os acadêmicos a entender as etapas de absorção, distribuição, biotransformação e excreção de medicamentos, além de identificar formas farmacêuticas e vias de administração adequadas para neonatos. Utilizando o referencial teórico de Patrícia Benner, o projeto desenvolveu habilidades técnicas e julgamento clínico fundamentado em evidências científicas, promovendo a excelência na prática de enfermagem neonatal. Conclusão: Pode-se notar que o projeto de ensino proporcionou aos acadêmicos um conhecimento mais detalhado sobre farmacocinética e administração de medicamentos em neonatos. As atividades teóricas capacitaram os participantes a aplicar esses conhecimentos clinicamente, promovendo uma administração de medicamentos mais segura e eficaz.
Referências
Sem referências.