ALFABETIZAÇÃO MEDIÁTICA E O ENSINO DO USO DAS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NO TURISMO
Palavras-chave:
Tecnologia, Sociedade 5.0, Ensino, TurismoResumo
Este trabalho é fruto das ações realizadas no projeto de ensino, intitulado “Turismo e tecnologia: ensino e formação do turismólogo na sociedade 5.0.”, que tem como intuito promover o ensino e o conhecimento em tecnologia da informação e comunicação aplicada ao turismo, para os discentes do curso de Bacharelado em Turismo da UEMS de Dourados. Portanto, pretende-se apresentar ferramentas que possam contribuir para a alfabetização midiática e o ensino de qualidade sobre o uso das tecnologias de informação e comunicação aplicadas ao turismo. O projeto está hospedado em um ambiente virtual de aprendizagem na plataforma Google Classroom, na qual foram inseridos materiais durante o período de abril a agosto de 2024, sob orientação da docente coordenadora. Neste caso, realizou o levantamento e seleção de novos materiais, semanalmente, inserindo-os na plataforma mencionada. Esse material será disponibilizado para os discentes do curso de Turismo da Unidade de Dourados a partir do mês de setembro de 2024. Outra ação executada que tem como premissa a difusão do conhecimento em Turismo são a elaboração e publicação virtual de ações do curso no perfil oficial @turismouemsdourados no aplicativo Instagram. Essa atividade tem como objetivo divulgar as atividades do curso de Turismo de Dourados ligadas ao ensino. Com a realização deste Projeto de Ensino, pretende-se promover a capacitação em tecnologia da informação e comunicação aplicada ao turismo, especificamente aos discentes do Curso de Turismo da Unidade de Dourados, contribuindo, assim, para a Educação de Qualidade (ODS 4 – Agenda 2030). Além disso, espera-se que os materiais disponibilizados possam contribuir para uma formação profissional responsável dos alunos, de modo que este esteja apto a ter consciência dos desafios e potencialidades da tecnologia no campo turístico, combatendo a desinformação nas redes.
Referências
Sem referências