REVISÃO DOS CONTEÚDOS DE MATEMÁTICA BÁSICA PARA O CURSO DE LICENCIATURA EM FÍSICA

Autores

  • Jhonatan de Oliveira MATOS Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul
  • Julio Cezar CÁCERES Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul
  • Paula Aparecida KIKUCHI Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul

Palavras-chave:

Matemática básica, licenciatura em física, evasão na graduação

Resumo

O domínio dos conceitos básicos da Matemática é fundamental para melhor compreender os fenômenos e modelos que surgem durante a formação de licenciatura em física, assim tornam-se comuns os casos em que os conhecimentos matemáticos adquiridos no ensino médio são insuficientes para o desenvolvimento adequado, levando os alunos à frustração e à desistência da graduação. O projeto apresentado neste trabalho surge diante desta demanda, oferecendo aos alunos a oportunidade de preencher as lacunas existentes em sua formação matemática, atuando como um apoio com ênfase na abordagem dos tópicos essenciais a fim de garantir um melhor desenvolvimento e aproveitamento ao longo do curso. Nesse contexto, o presente estudo procura analisar o primeiro semestre do projeto para os anos iniciais do curso de física, bem como os dados e resultados obtidos no desenvolvimento dos alunos que participaram das atividades. Para a realização das atividades do projeto foram selecionados os conteúdos e tópicos a serem abordados durante as aulas, como conjuntos numéricos, operações com raízes, potências, equações do 1° e 2° grau e funções, organizados separadamente a fim de ministrar os conteúdos durante um encontro presencial na semana com horário definido das 15:30h às 17h utilizando materiais preparados com slides e listas de atividades para os participantes, complementadas por reuniões on-line para tirar dúvidas e resolver questões relacionadas ao conteúdo. Contudo, devido à incompatibilidade de horários de alguns alunos, todas as aulas são disponibilizadas em uma plataforma do Google em formato de vídeo para a revisão dos materiais. Com o decorrer das atividades, notamos a necessidade de abordar tópicos complementares aos conteúdos dos meses iniciais definidos no cronograma, tais como números decimais, notação científica e arredondamento, visto sua importância e aplicação em paralelo aos conteúdos abordados no curso, além de adaptar as reuniões on-line para auxiliar todos os alunos em diferentes horários. No início do projeto, houve dificuldades em elencar conteúdos a serem abordados devido à necessidade de um aprofundamento mais detalhado em alguns temas considerando sua aplicação no curso, bem como desenvolver um raciocínio lógico e relacioná-los com conteúdos ainda a serem abordados. Apesar do aprofundamento nos conteúdos iniciais do projeto e dos ajustes realizados nos horários de atendimento, observou-se um baixo nível de engajamento e frequência às aulas, com poucos alunos demonstrando envolvimento significativo e procura por esclarecimento. Mesmo com os obstáculos encontrados o projeto continuou evoluindo trazendo alguns novos alunos que mantiveram uma participação significativa em todas as atividades e encontros propostos, dando assim continuidade no cronograma do projeto e reuniões on-line. Apesar da baixa procura dos alunos em relação às expectativas dos monitores, houve um aprimoramento significativo na seleção, elaboração e condução das aulas. Além disso, a experiência obtida contribui constantemente para solidificar e complementar a base matemática dos monitores. Com melhora na condução das aulas e na ministração dos conteúdos, os poucos alunos interessados obtiveram uma melhora significativo, isso serviu de motivação para continuarem frequentando o projeto, buscando adquirir e aprimorar conhecimentos que poderiam ser posteriormente aplicados nas disciplinas do curso, por meio dos temas abordados no projeto.

Biografia do Autor

Jhonatan de Oliveira MATOS, Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul

Discente do curso de Licenciatura em Física da UEMS - Dourados

Julio Cezar CÁCERES, Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul

Discente do curso de Licenciatura em Física da UEMS - Dourados

Paula Aparecida KIKUCHI, Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul

Discente do curso de Licenciatura em Física da UEMS - Dourados

Referências

Sem referências.

Downloads

Publicado

2024-12-02

Como Citar

de Oliveira MATOS, J., CÁCERES, J. C., & KIKUCHI, P. A. (2024). REVISÃO DOS CONTEÚDOS DE MATEMÁTICA BÁSICA PARA O CURSO DE LICENCIATURA EM FÍSICA. ANAIS DO EGRAD, (13). Recuperado de https://anaisonline.uems.br/index.php/egrad/article/view/9856

Edição

Seção

CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA